• Entrar
  • Cadastrar
O que acontece se você não temperar o chocolate antes de fazer os ovos de Páscoa?
Isabela HenriquesPor  Isabela Henriques  | Redatora

Isabela é apaixonada por cozinhar (e comer) desde pequena. Durante as horas vagas, além de dar pitaco na comida alheia, gosta de ler livros de qualidade duvidosa, viajar e descobrir restaurantes pouco explorados do Rio de Janeiro.

Vem aprender para que serve a temperagem do chocolate e por que você deve fazer antes de preparar ovos! 

O que acontece se você não temperar o chocolate antes de fazer os ovos de Páscoa?

Entenda por que você deve temperar chocolate (Créditos: Canva)

Se você deseja fazer doces para vender nesta Páscoa, principalmente ovos de chocolate, você precisa entender o que é a temperagem do chocolate. Caso você nunca tenha ouvido falar nesse termo, vem que o TudoGostoso vai te explicar o que e por que você deve temperar o chocolate antes de usá-lo!

O que é temperar chocolate?

Nada de achar que temperar chocolate é adicionar sal, ervas e especiarias para dar mais sabor ao ingrediente, viu? Temperar chocolate consiste em um processo feito após derreter o chocolate em barra ou gotas com o intuito de reorganizar os cristais de manteiga de cacau presentes para que voltem a ficar estáveis como eram antes do derretimento.

Esse procedimento também evita que o chocolate derreta com facilidade. Ou seja, após derreter o chocolate nobre, é necessário temperá-lo antes de usá-lo para fazer trufas, bombons, novas barras de chocolate e ovos de Páscoa.

Temperar chocolate só serve para não derreter?

Muita gente acredita que temperar o chocolate só serve para o chocolate não derreter com facilidade, o que teoricamente seria resolvido deixando-o na geladeira ou freezer. Mas não é tão simples assim. Temperar o chocolate não só dificulta o derretimento como também torna mais fácil moldar o chocolate. Além disso, ele retoma as características de textura e aparência que tinha antes de ser derretido.

O que acontece se não temperar chocolate?

Sabe quando você quebra uma barra de chocolate ou um bombom ao meio e ele faz aquele famoso “crec”? Para que isso aconteça com preparos artesanais feitos com chocolate derretido, como as trufas e os ovos de Páscoa, é preciso temperar o chocolate antes de moldar.

Quando isso não temperamos, ele não parte ou quebra; o chocolate fica molenga, muito maleável, e isso não é bom. Ele também fica fosco, é difícil de retirar da forma, e fica facilmente com marcas de dedos, mesmo que você utilize luvas para manuseá-lo.

Todo chocolate precisa ser temperado?

Você só não precisa temperar o chocolate derretido caso utilize chocolate fracionado ou cobertura de chocolate em barra. Entre os especialistas, a qualidade desses dois produtos é inferior ao chocolate nobre, mas muitos confeiteiros usam porque é mais fácil, ter um custo-benefício melhor e, atualmente, ter marcas muito boas no mercado.

Como temperar chocolate?

O TudoGostoso já ensinou diferentes métodos de como temperar chocolate, mas o mais popular é derreter ⅔ da quantidade que você for usar e misturá-lo ao que sobrou com um ajuda de um fuê até tudo estar derretido. Durante esse processo, a temperatura do chocolate deve atingir 30º C. Então, ele já pode ser usado para modelar o que você for fazer.

Caso a temperatura siga muito alta, você deve transferir o chocolate derretido para uma bancada de pedra limpa, espalhando-o com ajuda de uma espátula de um lado para outro até atingir essa temperatura. O melhor é usar um termômetro, mas caso não tenha, faça o teste na parte inferior do lábio: o chocolate deve estar morno.

Veja mais:

Quer fazer uma graninha extra na Páscoa? 3 acessórios que você precisa ter em casa para te auxiliar na temperagem do chocolate

Temas relacionados