• Entrar
  • Cadastrar
Precisa realmente temperar chocolate para fazer ovo de Páscoa? TudoGostoso tira a dúvida

Descubra de uma vez por todas se é preciso temperar chocolate para fazer ovos de Páscoa! 

Temperar chocolate: é necessário para fazer ovo de Páscoa? (Créditos: Shutterstock)

Uma dúvida que surge com frequência, principalmente no período de Páscoa, é se realmente é preciso temperar chocolate. Muita gente tem esse processo como um grande bicho de sete cabeças, mas a verdade é que ele é muito mais fácil de fazer e, sim, pode ser que seja necessário dependendo do seu objetivo. Quer entender melhor? Então vem que o TudoGostoso vai te explicar tudo sobre temperar chocolate!

O que é temperar chocolate?

Nada de achar que é sair colocando tempero no chocolate, ein, pelo amor! Temperar o chocolate é um processo culinário que possui o objetivo de deixá-lo mais brilhante, com uma textura mais lisa e suave, e mais crocante depois que ele solidifica. Além disso, esse processo impede que o chocolate derreta com facilidade em temperatura ambiente.

O processo de temperagem é essencial para uma boa apresentação e durabilidade de doces como trufas, frutas mergulhadas em chocolate e, claro, ovos de Páscoa.

Para fazê-lo da forma tradicional, é necessário usar um termômetro culinário e ter um espaço de bancada de fria disponível. Por causa disso, é comum que as pessoas achem que é um passo muito complicado e difícil.

Realmente precisa temperar chocolate para fazer ovo de Páscoa?

A resposta para essa pergunta é complexa e, como o TudoGostoso explicou, depende dos seus objetivos.

De maneira geral, é indicado realizar a temperagem do chocolate para fazer ovos de Páscoa, principalmente se você for vender. Quando ela não é feita, o chocolate pode ficar com a aparência fosca e com textura granulada, e até quebradiço.

Porém, como é preciso ter termômetro culinário, um item que nem todo mundo tem em casa, o passo pode ser deixado de lado se você deseja fazer um ovo caseiro para si mesmo ou entre a família, apenas para fazer uma graça ou ver como fica. Ele vai ficar bem gostoso, só não tão profissional.

Todo chocolate precisa temperar?

Teoricamente, sim. Contudo, existem uns tipos de chocolate em barra, chamados de cobertura de chocolate fracionado, que são ótimos para serem usados nessas receitas e não precisam passar pelo processo de temperagem.

Existe muito preconceito sobre esse tipo de chocolate, que não é considerado nobre, mas é possível encontrar marcas muito gostosas no mercado, e são uma excelente alternativa para quem não tem o espaço adequado em casa.

Como temperar chocolate?

Você deve picar o chocolate ou usar em gotas. Leve para derreter apenas 2/3 da quantidade, de preferência em banho-maria. Caso for usar o micro-ondas, derreta apenas de 20 em 20 segundos para ele não queimar.

Quando o chocolate estiver completamente derretido, retire do banho-maria e acrescente o restante. Mexa com ajuda de uma espátula ou fuê até obter um chocolate derretido homogêneo. Normalmente, esse último passo já terá diminuído a temperatura do chocolate, que deve chegar a 30º C..

Contudo, se você verificar que ele ainda não atingiu essa temperatura, você precisará passá-lo para a bancada e, com ajuda de uma espátula, alisá-lo de um lado para o outro. A pedra fria da bancada irá ajudar a resfriar o chocolate. Quando ele chegar na temperatura adequada, já pode ser usado.

Veja mais:

5 inspirações de ovos de Páscoa para você fazer em casa gastando menos de R$25

Temas relacionados