Com a Páscoa cada vez mais perto, diversas dúvidas começam a surgir sobre o preparo de doce, principalmente dos ovos de chocolate, e é claro que o TudoGostoso está aqui para ajudar! Hoje vamos contar qual é a melhor forma de ovo de Páscoa para você. Confira!
Qual a melhor forma de ovo de Páscoa?
É bem difícil precisar exatamente qual é a melhor forma de ovo de Páscoa para você usar, já que tudo vai depender dos seus objetivos. Atualmente, é possível encontrar três tipos diferentes no mercado: a forma de acetato, a forma de silicone e a forma de acetato com silicone.
Acetato, silicone ou acetato com silicone?
A forma de acetato puro é a mais econômica, e é ótima para quem deseja preparar ovos de Páscoa apenas uma vez ou apenas para a família. Por ser mais barata, ela também é menos resistente. Além disso, ela não é maleável e algumas pessoas podem ter dificuldade na hora de desenformar.
A forma de silicone tem um preço muito maior e é bem mais durável. Você pode lavá-la com facilidade e, por ser maleável, fica bem mais fácil de retirar o ovo. Porém, se você não tiver tanta experiência, pode ser que ela acabe prejudicando na hora de montar, por ser maleável demais.
A forma de acetato com silicone é mais recente e, vamos combinar, é o melhor dos dois mundos. Ela é bem mais barata do que a forma de silicone, mas ela possui uma pequena camada feita deste material que permite que o ovo fique perfeito!
Ela consiste em uma forma de acetato com a marcação para colocar o chocolate, uma parte de silicone que encaixa na forma e espalha o chocolate e, por último, outra parte de acetato encaixado. Por ser tão precisa, ela é capaz de produzir ovos sempre do mesmo peso, sendo ideal para quem vende.
O que fazer para o ovo de Páscoa ficar brilhante?
Existe um rumor que diz que o ovo de Páscoa feito em forma de acetato fica sem brilho, mas isso não é verdade. O que deixa o ovo de chocolate sem brilho é não fazer a temperagem do chocolate, que o TudoGostoso já ensinou como faz aqui.
Qual o melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa?
O melhor tipo de chocolate para fazer ovo de Páscoa é um chocolate puro de boa qualidade. Porém, como é preciso fazer a temperagem neste caso, outra opção são as coberturas de chocolate fracionado ou hidrogenado.
É muito comum ouvir que esses dois ingredientes são de má qualidade e nem devem ser chamados de chocolate, mas a verdade é que existem algumas marcas no mercado que são muito gostosas e excelentes para serem trabalhadas em ovos e bombons.
De toda forma, se você pretende fazer doces cobertos com chocolate para vender, a nossa dica é experimentar os dois tipos para entender o que é melhor para você e o que você acha mais gostoso.
Veja mais:
Ovo de Páscoa marmorizado é perfeito para presentear quem você ama sem gastar uma fortuna!