• Entrar
  • Cadastrar
Verão sem areia: 8 lugares fantásticos no Brasil para aproveitar o calor longe da praia

O Brasil tem muito mais a oferecer além de praias e essas cidades fora da costa são destinos perfeitos para uma viagem no verão

Capitólio, Caldas Novas e Gramado são opções para viajar no verão sem depender de praia (Créditos: Shutterstock)

Nem só de mar e areia vive o brasileiro. Sabemos que muita gente adora viajar para a praia durante o verão, começando já pelas festas de Réveillon na areia. Mas o nosso país tem bons lugares para conhecer e a maioria está fora do litoral. Justamente porque as cidades costeiras ficam tão cheias nessa época do ano, procurar destinos de viagem longe do litoral é uma boa ideia para curtir os dias de sol de uma maneira diferente e mais tranquila. Descubra no TudoGostoso 8 lugares no Brasil sem praia que são perfeitos para visitar no verão.

Bonito, MS

Bonito é uma cidade que dispensa apresentações e seu nome revela logo de cara o seu charme. O local é centro do ecoturismo no Mato Grosso do Sul com seus rios de águas cristalinas que convidam os turistas para um mergulho. E não é só chegar e pular no primeiro rio que ver pela frente. Ao longo dos principais rios da região, como o Rio Sucuri e o Rio Prata, estão várias atividades.

Tem passeio de barco, flutuação para ver os peixes em seu habitat natural, banho nas cachoeiras e mergulho nas grutas, como a famosa Gruta do Lago Azul. Vai dizer que não é perfeito para se refrescar no verão? Todas as atrações são devidamente organizadas por guias de turismo para manter o controle e a preservação do meio ambiente e também indicar os melhores lugares para apreciar a beleza dessa cidade.

A Gruta do Lago Azul tem a sua própria definição de sombra e água fresca (Créditos: Shutterstock)

Caldas Novas, GO

Já pensou em cada dia da viagem ir para um parque aquático diferente? Em Caldas Novas você pode. Tem o diRoma Acqua Park, o Kawana Park, o Náutico Praia Clube e vários outros, sem contar os parques da vizinha Rio Quente. A cidade goiana concentra uma grande variedade de parques aquáticos próximos uns dos outros por causa das águas termais naturais da região.

As piscinas aquecidas são muito procuradas durante o inverno pelo atrativo das piscinas aquecidas naturalmente. Mas Caldas Novas pode ser um destino muito relaxante no verão. Um mergulho nas águas termais de lá melhora a circulação sanguínea, ameniza dores musculares e deixa seu corpo todo relaxado. Vai dizer que não é isso que você procura nas suas férias? Se piscina aquecida não parece um atrativo no calor, saiba que nem todas tem água quente. Então você pode sim arranjar um banho gelado por lá.

Foz do Iguaçu, PR

Foz do Iguaçu é um dos melhores destinos de viagem sustentável do Brasil e o verão é uma das melhores estações do ano para conhecer a sua principal atração: as Cataratas do Iguaçu. Os passeios para conhecer as Cataratas do Iguaçu deixam você encharcado, mesmo que as passarelas pareçam longe o suficiente. É indicado ir com uma boa capa de chuva se quiser sair de lá seco, mas no verão o “chuveiro” de respingos que saem da queda d’água é mais do que bem-vindo.

Se quiser se divertir (e se molhar) ainda mais, recomendamos fazer um passeio de barco pelo rio. O barco mostra um novo ângulo das Cataratas do Iguaçu, chegando a passar por debaixo de uma das quedas d’água. Aí o banho é completo! Além das Cataratas, o passeio para conhecer a Usina Hidrelétrica de Itaipu é bem famoso e, se você der sorte, quem sabe pega um dia de abertura das comportas. Foz do Iguaçu também tem bons parques aquáticos como o Aquamania Foz e o Blue Park Foz para quem quiser nadar mais.

O verão é a melhor estação para fazer o passeio de barco por baixo das Cataratas do Iguaçu (Créditos: Shutterstock)

Brotas, SP

No interior de São Paulo, depois de Campinas e antes de Bauru, fica Brotas, cidade especializada em turismo de aventura. A melhor estação para conhecer Brotas é justamente o verão por causa dos seus roteiros que pedem calor e dias de sol para aproveitar os rios e mirantes da região. O Rio Jacaré-Pepira que rodeia Brotas fornece a maioria das atrações.

Os mais aventureiros podem fazer um passeio eletrizante de rafting rio abaixo. Quem preferir uma atividade mais tranquila pode fazer o percurso mais suave flutuando em uma boia ou conhecer as cachoeiras de Brotas. No Parque dos Saltos, de entrada gratuita, dá para seguir trilhas bem sinalizadas e mais atividades como canoagem.

Gramado, RS

Gramado pode parecer o último destino esperado durante o verão, mas não é bem assim. Por causa das ondas de calor da estação, até ir para uma praia pode ficar insuportável de tão quente. Não é à toa que uma das tendências de viagem para esse ano é a “fuga” do calor com roteiros em regiões mais frescas. E se estamos falando de bons destinos no sul do país, Gramado consegue conquistar muita gente.

Nessa época do ano, a temperatura de dia pode chegar no máximo a 30ºC, enquanto as noites são bem frescas com 15ºC em média, Bem diferente dos 40ºC que faz em muitos lugares do litoral. Aproveite os dias de sol em Gramado para fazer fotos lindas dos jardins floridos e arquitetura tradicional alemã. Se quiser se refrescar durante o dia, a indicação é visitar o Snowland, um parque temático com neve que vai fazer você esquecer que é verão. Recentemente Gramado ganhou um parque aquático indoor climatizado, o Acquamotion.

Jalapão, TO

Jalapão não é uma cidade, mas uma região de proteção ambiental entre as cidades de Mateiros e São Félix do Tocantins. O Parque Estadual do Jalapão é conhecido pelos seus fervedouros, lagos formados por nascentes de rios subterrâneos. Por causa de uma forte pressão de água que vem debaixo, a água fica sempre tremulando e as pessoas flutuam sem esforço. É até difícil afundar, mesmo tentando. Ou seja, perfeito para flutuar e relaxar, até para quem não sabe nadar.

O Fervedouro dos Buritis e o Fervedouro do Rio Sono são boas atrações para quem quer conhecer esse fenômeno da natureza. Além das águas quem vem de baixo, o Jalapão tem quedas d’água belíssimas como a Cachoeira do Soninho, no mesmo rio do fervedouro, e a Cachoeira da Velha. Se quiser ter uma experiência de praia com água doce, a Prainha do Rio Novo tem um litoral de areia fina para você pegar um sol e nadar quando quiser. Até as dunas do Jalapão tem um perfeito oásis de rios e florestas logo ao lado.

Os fervedouros do Jalapão são atrações únicas e relaxantes (Créditos: Shutterstock)

Itatiaia, RJ

Regiões montanhosas são um bom refúgio durante o calor do verão. Itatiaia é o nome de uma cidade e de uma unidade de conservação na parte do Rio de Janeiro da Serra da Mantiqueira. Dentro do município, a região de Penedo é associada ao inverno por causa das decorações de Natal, da pequena Finlândia e da produção de chocolate. Ou seja, dá para fingir que viajou para a Europa em um rápido bate e volta do Rio de Janeiro.

Itatiaia tem muito a oferecer para quem gosta de aproveitar um ar fresco das florestas e montanhas. O Parque Nacional do Itatiaia é uma área de natureza exuberante e bem preservada. Lá dentro você pode caminhar em trilhas tranquilas que levam até cachoeiras com poços perfeitos para nadar e se refrescar depois da atividade.

Capitólio, MG

Capitólio é uma cidade no interior de Minas Gerais que fica quase no limite do estado com São Paulo, próximo da cidade de Franca. Ela tangencia a Serra da Canastra e com certeza é um bom lugar para encontrar um bom queijo canastra. Mas Capitólio virou atração turística por si só por causa de seus rios de águas esverdeadas e cachoeiras diferentes. Tem a Cachoeira Lagoa Azul com uma queda d’água mais “tradicional” do alto, a Cachoeira Dicadinha com descidas em camadas de pedra que parecem escadas e a Cachoeira da Capivara com várias piscinas naturais entre as pedras.

O Canyon de Furnas é a atração principal de Capitólio. Ele tem esse nome porque foi formado pelas águas da represa da Usina Hidrelétrica de Furnas. A água verde naturalmente e as altas paredes de pedra nas laterais pintam um cenário belo e único. O passeio de barco leva você para todas as partes mais belas do local, com pontos de parada e mergulho. Não deixe de ver o canyon também de cima através do mirante.

Veja mais:
8 cidades floridas no Brasil para conhecer na primavera: é uma mais bonita do que a outra!
Vinho e viagem: descubra destinos do Brasil para degustar a bebida e viajar nas histórias das vinícolas
Essas são as cidades brasileiras com mais criatividade e inovação na gastronomia segundo a UNESCO

Temas relacionados