O nordeste do Brasil, formado pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe, Pernambuco e Rio Grande do Norte, é uma região muito rica seja nas suas lindas paisagens, na sua cultura plural e, é claro, na sua comida. A culinária nordestina é uma verdadeira explosão de sabores e mistura o refinado e o rústico em pratos que são admirados no mundo inteiro.
Uma característica bem particular das comidas nordestinas são os temperos. Eles têm sabores marcantes e compõem a identidade culinária da região. E hoje o TudoGostoso vai contar um pouquinho mais sobre os tão saborosos temperos do nordeste. Acompanhe aqui.
Os temperos marcantes da culinária nordestina
Os temperos do nordeste vieram de várias influências dos povos nativos, dos escravizados e dos imigrantes que povoaram o Brasil. Predominantemente temos a cozinha africana e indígena, com características fortes e intensas. Também é possível encontrar muito da cultura europeia e dos povos colonizados, principalmente por Portugal.
O sabor deles você provavelmente já sentiu. Então vamos ver as principais especiarias nordestinas e um pouquinho da sua história.
Coentro
Talvez o mais famoso deles, levanta polêmicas quando é utilizado. Apesar de até hoje não se saber exatamente da sua origem, ele é muito usado nas culinárias árabe e indiana, foi trazido para o Brasil pelos portugueses. Tem um gosto acentuado e levemente cítrico. Fica perfeito em moquecas e pratos com frutos do mar.
Urucum ou colorau
Originário dos nativos brasileiros, que usavam o pó vermelho não apenas como tempero, mas também para suas cerâmicas e pinturas corporais. O sabor é bem leve, mas o visual deixado nos pratos é lindo e bastante chamativo. Não tem restrição, pode ser usado em qualquer prato em que se queira adicionar cor.
Dendê
Acredita-se que tenha chegado em Pernambuco vindo da África, junto com povos escravizados. É conhecido pelo gosto forte e picante, também pela coloração levemente avermelhada. É mais utilizado na culinária baiana e nos famosos pratos acarajé e vatapá, mas também encontra-se em moquecas, peixes e até no feijão.
Acarajé: famoso prato feito com dendê
Cominho
Ligeiramente picante e com sabor supermarcante, também chegou através da colonização europeia. É originário do Egito e por aqui é muito utilizado em carnes vermelhas, sopas e cremes. Não costuma adicionar cor nos alimentos, se utilizado moderadamente.
Pimenta do reino
Outro tempero muito característico do nordeste, acredita-se que tenha vindo através da influência de mercadores indianos que vendiam suas mercadorias para portugueses. Não falta na cozinha dos brasileiros e é possível usar para diversos pratos, como peixes, frangos e caldos.
A culinária nordestina é ou não uma delícia? São temperos muito saborosos e, em sua maioria, bem fáceis de encontrar. Você pode usar em pratos típicos do nordeste sempre que quiser.