• Entrar
  • Cadastrar
Independência e viagem: 7 lugares para ir no feriado de 7 de setembro para celebrar a data ou curtir um descanso merecido

Um feriado prolongado é a oportunidade perfeita para fazer as malas e sair de casa por alguns dias. Veja ideias de onde ir no Dia da Independência.

Se junte à festa ou fuja dela com as nossas sugestões de destinos de viagem para o feriado (Créditos: Shutterstock e TudoGostoso)

Quem pode folgar em um feriado prolongado ou trabalha remotamente tem os ingredientes perfeitos para viajar na cultura brasileira neste 7 de setembro. Com feriado na quinta-feira, pertinho do final de semana, dá para aproveitar uma viagem de quatro dias de última hora tanto para aproveitar desfiles e comemorações da data histórica do Dia da Independência quanto para fugir da rotina e descansar longe da muvuca. Para os viajantes mais espontâneos, confira as dicas do TudoGostoso de 7 destinos de viagem para ir no feriado de 7 de setembro deste ano.

Onde ir para ver os desfiles de 7 de setembro

Veja cidades com desfiles impactantes para celebrar a data da Independência do Brasil.

Brasília

Para quem quer celebrar os 201 anos de independência, Brasília é o principal destino de viagem nesta data. A capital tem o maior desfile do país e em 2023 terá como slogan “Democracia, soberania e união”, com quatro pilares principais: paz e soberania, ciência e tecnologia, saúde e vacinação, e defesa da Amazônia. Além de eventos tradicionais, como a Esquadrilha da Fumaça, o feriado terá uma programação paralela com exposições.

No restante do feriado, aproveite para conhecer a cidade em um passeio pela arquitetura de Oscar Niemeyer com a Praça dos Três Poderes, o Palácio da Alvorada e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. Para programas diferentes, vale se refrescar nas águas naturais do Parque Nacional de Brasília ou passear pelo Lago Paranoá e ver a Ponte Juscelino Kubitschek.

São Paulo

A capital paulista também é um lugar conhecido pelas comemorações de 7 de setembro. O desfile cívico normalmente acontece na Avenida Paulista, rua que também é palco de manifestações populares. A cidade também tem um marco histórico importante para a data, o Monumento do Ipiranga, dentro do Parque da Independência e às margens do Riacho do Ipiranga. O local onde teria sido feita a proclamação é simbólico e merece uma visita na data. Uma boa notícia é que o rodízio de carros, que proíbe circulação de veículos dependendo da placa durante a semana, fica suspenso na quinta e na sexta por causa do feriado prolongado.

São Paulo também é uma cidade com um lado cultural forte e nada melhor do que preencher o feriado com programas na Pinacoteca, no MASP, no Museu da Língua Portuguesa ou no Museu da Imagem e do Som. Para aproveitar os dias de sol e fugir do público do The Town, festival de shows que acontece no mesmo final de semana, o Parque Ibirapuera, o Parque Ecológico do Tietê e o Jardim Botânico de São Paulo são bem agradáveis. Enquanto estiver hospedado na capital, ainda pode fazer um bate e volta de São Paulo e passar o dia em cantos como São Roque ou Santo André.

O Monumento do Ipiranga marca um dos lugares mais importantes do país do movimento que levou à Independência do Brasil (Créditos: Shutterstock)

Aracaju

A capital de Sergipe em 2023 volta a fazer o desfile completo após três anos limitado pela pandemia de COVID-19. O retorno dos desfiles civis com estudantes torna a cidade um ótimo destino para o feriado da Independência. Por lá o desfile será dividido em blocos, o primeiro, às 8h, com o desfile militar com tropas e bandas. A partir do segundo, às 9h, começa o desfile cívico com a Secretaria de Estado da Educação, escolas da Rede Estadual de Ensino e bandeiras das cidades sergipanas. Ainda tem um desfile de carros antigos para quem aprecia o automobilismo.

Aracaju é uma cidade boa para visitar nessa época, quando o inverno começa a ir embora e antes de pegar a alta temporada. Assim pode aproveitar a pequena faixa de areia que some com a maré na Croa do Goré, a oportunidade de nadar com peixes na Lagoa dos Tambaquis e a extensa Orla do Atalaia com suas várias atrações além da própria praia.

Rio de Janeiro

Na capital carioca do Rio de Janeiro, o tradicional desfile do Dia da Independência de 2023 ocorre no centro da cidade, de volta depois de alguns anos em Copacabana. A marcha começa na Avenida Rio Branco e contorna endereços históricos da cidade que já foi capital do país, como o Panteão de Caxias e a Praça Tiradentes. Com isso, os fãs das praias cariocas poderão aproveitar a região de Copacabana e redondezas com tranquilidade.

Para quem quer aproveitar os passeios históricos e culturais do Rio de Janeiro, o centro da cidade abriga o CCBB do Rio, o Museu Histórico Nacional, o Museu de Arte do Rio e muitos outros. Desde julho de 2023, a Ilha Fiscal voltou a ficar aberta para visitações guiadas partindo do Espaço Cultural da Marinha. Não pode deixar de aproveitar os restaurantes do Rio de Janeiro, o maior polo gastronômico do Brasil.

Os desfiles da independência no Rio de Janeiro voltam a acontecer no centro histórico da cidade (Créditos: Shutterstock)

Onde ir no feriado prolongado longe das capitais

Confira destinos ótimos para curtir o 7 de setembro fora das maiores cidades brasileiras.

Tiradentes

Minas Gerais é um estado com cidades que parecem que pararam no tempo, como Tiradentes. A arquitetura barroca foi preservada desde a época de colônia, mas o nome da cidade em homenagem ao líder da Inconfidência Mineira veio quase junto com a proclamação da República em 1889. Com tanta história em um só lugar, Tiradentes é um destino turístico tranquilo para conhecer mais o Brasil de antigamente a 190km da capital Belo Horizonte.

Tiradentes fica mais movimentada em feriados e justamente por isso que é um bom destino no 7 de setembro, já que é mais fácil encontrar negócios e restaurantes abertos especialmente para turistas. Na parte histórica da cidade, visite o Largo das Forras onde fica a prefeitura e o ponto de partida de passeios de carroça personalizadas. O principal ponto turístico é a Matriz de Santo Antônio, uma das igrejas mais bonitas da região e que faz valer a subida na ladeira de pedras.

Tiradentes é quase um museu a céu aberto com sua arquitetura histórica (Créditos: Paula Araripe/TudoGostoso)

Alcântara

No Maranhão, Alcântara é uma pequena cidade da região metropolitana de São Luís que une roteiros históricos com praias tranquilas. A Praça da Matriz tem ruínas de construções antigas em um ambiente bem quieto mesmo nos dias mais movimentados. O Museu Casa Histórica de Alcântara, a Igreja do Desterro e o Pelourinho completam a viagem no passado desta cidade que possui o título de Cidade Monumento Nacional.

O passeio histórico é curto e rápido, mas passar mais alguns dias do feriado em Alcântara vale a pena por causa das praias. A Praia de Itatinga fica na Baía de São Marcos e tem águas tranquilas de rio e mar misturados como um. Bem parecida é a Praia da Baronesa, que dá para uma lagoa. Para um passeio um pouco mais longo, pode ir de barco até a ilha do Livramento, praticamente deserta para ter sua própria experiência de praia paradisíaca.

Bom Jardim da Serra

Em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra é uma cidade com pouco mais de 4 mil habitantes e tem um desfile do Dia da Independência simplório. Mas são os programas pela serra catarinense que são destaque na cidade, especialmente para quem gosta de destinos ecoturísticos pela natureza.

Quem encarar passeios do tipo pode conhecer formações rochosas incríveis no Cânion das Laranjeiras e no Cânion do Funil, que dá para chegar em trilhas ou de quadriciclo pelo Helimotor Adventure Park. O Mirante da Serra do Rio do Rastro tem uma vista para toda a cordilheira de florestas bem preservadas. Nem todos os passeios são isolados, já que a Cascata da Barrinha fica bem ao lado da rodovia.

Veja mais:
Não vá a Paraty sem ler essas dicas que vão transformar a sua viagem
Comidas que são patrimônio cultural brasileiro: veja quais delícias marcaram história no país
O que tem nessa praia que está entre as mais bonitas do mundo e fica no Brasil

Temas relacionados