• Entrar
  • Cadastrar
Você precisa conhecer essa cidade em São Paulo que é polo gastronômico e fica pertinho da capital

A cidade industrial de Santo André, no Grande ABC paulista, hoje se destaca pela variedade e qualidade dos restaurantes. Confira os melhores!

Santo André virou um dos principais destinos no Grande ABC para quem quer comer bem (Créditos: Shutterstock e reprodução Instagram Jangada e Boteco Casarão)

O estado de São Paulo como um todo se destaca pela sua gastronomia com muitas influências do Brasil e do mundo, a começar pela própria capital que entrou em ranking mundial de comida local. E se São Roque é a cidade paulista para beber um vinho, a cidade que você precisa ir para comer comida boa é Santo André! Parte do Grande ABC, na região metropolitana de São Paulo, Santo André é um excelente destino para viagens gastronômicas, seja para um “bate e volta” da capital, seja para passar longos períodos nas férias. Confira no TudoGostoso como a gastronomia de Santo André cresceu e que restaurantes da cidade você precisa conhecer.

Por que Santo André virou polo gastronômico?

Assim como outras cidades da Região do Grande ABC, Santo André se desenvolveu com as suas indústrias que aumentaram o investimento na cidade e fizeram muitas famílias se mudarem para lá por causa da oferta de trabalho. Mas se antes essas pessoas precisavam ir até a capital para ter lazer e comida de qualidade, hoje em dia são os paulistanos e outros vizinhos que estão se deslocando até Santo André para aproveitar a gastronomia que a cidade tem a oferecer.

Essa virada nos últimos anos foi motivada justamente pela necessidade de ter mais serviços para a população de Santo André, estimulado por incentivos públicos e menos burocracias. Com isso, empreendedores, redes internacionais e chefs da alta gastronomia conseguiram seu espaço na cidade.

Por toda a cidade é possível ver essa mudança, mas duas ruas ajudaram a formar o polo gastronômico de Santo André: a Avenida Portugal e a Rua das Figueiras, no centro e no bairro do Jardim, respectivamente, a apenas poucos minutos de distância uma da outra. Além da quantidade, a qualidade também é destaque. Mesmo quando falamos de apenas um tipo de selo de qualidade de segurança de alimentos, o do Grupo Betel, mais da metade dos negócios que ganharam o selo deles na Grande ABC ficam em Santo André: são 114 estabelecimentos dos 212 da região do ABC com o título.

Santo André tem restaurantes variados que vão do mais simples até o mais refinado (Créditos: reprodução Instagram Baby Beef Jardim)

Restaurantes de Santo André que você precisa conhecer

A gastronomia de Santo André é bem variada e tem desde comida brasileira tradicional até cozinhas inspiradas na culinária europeia e contemporânea. Confira alguns dos restaurantes da cidade que você precisa conhecer e que vão além das grandes redes.

Restaurante Jangada

O Restaurante Jangada surgiu em Mogi Guaçu em 1964 e tem várias unidades espalhadas pelo estado de São Paulo, todas fora da capital. O estabelecimento deles em Santo André fica no shopping ABC e é um dos melhores da cidade, aparecendo perto do topo do ranking de avaliações da cidade no Tripadvisor. Especialista em peixes, o Restaurante Jangada tem desde pratos de comida japonesa até queridinhos da culinária brasileira, como pastéis de camarão e filé de tilápia com mandioquinha.

Boteco Casarão

Quem gosta de um barzinho intimista vai adorar o Boteco Casarão. Instalado em uma casa bem receptiva no bairro Vila América, o Boteco Casarão tem mesas no lado de dentro e também nos jardins. Este bar e restaurante é perfeito para o happy hour e também para o almoço de fim de semana, já que tem tanto petiscos como dadinho de tapioca e pastel até pratos completos como bife à parmegiana e feijoada.

Fonte Leone

O Fonte Leone é um restaurante para quem quer fazer uma viagem para Itália sem sair de Santo André. Aberto em 2002 na Rua das Figueiras, a decoração do ambiente, desde a fachada até as mesas, é fortemente inspirada nas casas italianas, com direito a uma fonte de água com cabeça de leão que dá nome ao local. Além de massas e pratos da comida italiana e europeia, Fonte Leone ainda é um restaurante bem brasileiros com receitas tradicionais daqui como feijoada e bacalhau. Por causa disso, já foi eleito duas vezes “O Melhor Lugar para ir a Dois” pela Revista Veja ABC Comer & Beber, dentre outros prêmios.

Baby Beef Jardim

Quem quer uma refeição refinada pode encontrar no Baby Beef Jardim, restaurante de alta gastronomia que fica no bairro do Jardim. Ele está no top 5 restaurantes mais bem avaliados no Tripadvisor e tem pratos contemporâneos inspirados em receitas internacionais. Com decoração sofisticada e pianista ao vivo, o Baby Beef Jardim pode ser reservado até para casamentos.

Croco Gastrobar

Para quem gosta de carne de porco, Santo André é parada certa na hora do almoço ou jantar. O Croco Gastrobar tem um cardápio bem servido de pratos com a carne em vários cortes diferentes. Mas o forte deles é o inusitado e irresistível rodízio de costela suína com seis molhos especiais da casa. O restaurante fica no bairro do Jardim e se adapta ao público, com boas opções de pratos executivos para o almoço durante a semana, petiscos e drinks para o happy hour com os amigos, a feijoada aos sábados com a família e o rodízio de costela todos os dias para quem quiser comer sem preocupações.

D’Brescia Churrascaria

O D’Brescia Churrascaria está entre os restaurantes mais tradicionais de Santo André. Em funcionamento desde 1990, ele prova há três décadas o potencial da gastronomia da cidade. O cardápio tem mais de 20 tipos de carnes nobres como uma boa churrascaria pede, além de saladas, comida japonesa e pratos quentes para diversos gostos. Após o sucesso do original em Santo André, onde tem um restaurante no bairro do Jardim, o D’Brescia ainda ganhou novas unidades na capital paulista e em Guarulhos.

Tri Burger

Santo André também tem fast food e lanches. Tri Burger, em Vila Bastos, é conhecido por ter os melhores hambúrgueres da região e é todo inspirado pelas lanchonetes californianas. Do lado de fora já dá para identificar pelo letreiro luminoso na casa e os sanduíches com bastante carne e cheddar não deixam negar a inspiração do cardápio. Para acompanhar sem sair do tema, tem nachos, batata frita com cheddar e bacon, nuggets, onion rings e milkshake.

The Coffee Is On The Table

Vai um cafézinho? Como nenhum polo gastronômico está completo sem cafeterias para apreciar um café com docinho de sobremesa, não dava para deixar de falar de um dos melhores da região. O The Coffee Is On The Table foi fundado em 2015 e fica na Vila Bastos, bem perto do centro. São mais de 30 opções de bebidas quentes do cappuccino ao chocolate quente e mais 20 bebidas geladas como affogato e iced chai. Para acompanhar tem vários doces e salgados, incluindo refeições completas como nhoque. Mais versátil impossível!

Veja mais:
Vai a Barretos para a Festa do Peão de Boiadeiro? Conheça a cidade e planeje a viagem com dicas valiosas além do rodeio
Onde comer em Paraty? Confira opções de chefs renomados da gastronomia local
Você precisa ir a esse festival de vinho em São Paulo: são vinícolas de 12 países e fica pertinho da capital

Temas relacionados