• Entrar
  • Cadastrar
Férias na montanha: inverno nas serras de SP, MG e RJ ganha festival gastronômico

O 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha reúne 70 estabelecimentos de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais em um evento cheio de delícias!

Lombo Suíno, da Pousada e Restaurante Vitória, de Gonçalves, em Minas Gerais. (Crédito: Divulgação / Sabores da Montanha)

Férias na serra têm sentimento de aconchego, textura de lã, cheiro de lareira e muitos sabores deliciosos, certo? Na Serra da Mantiqueira, a viagem pode ter gostos mais específicos, de taça de goiabada cascão, lombo suíno empanado e costelinha na brasa, por exemplo.

Na região, ainda que o turismo tenha paisagens belas como foco, a gastronomia está roubando a cena por causa do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha. O evento realizado até o dia 30 de julho reúne iguarias dos 70 principais restaurantes da Serra da Mantiqueira, Sul de Minas Gerais, Serra da Bocaina e Visconde de Mauá, região compreendida nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Entre os estabelecimentos participantes dos 29 municípios estão restaurantes, hamburguerias, pizzarias, cervejarias artesanais, cafeterias, docerias, pastelarias, sorveterias, vinícolas e até mesmo pousadas.

Descubra alguns pratos de Minas Gerais

Além de extenso, o cardápio oferecido pelo festival é bastante variado. Em Caxambu, Minas Gerais, o destaque do Restaurante Embrasa vai para a costela no bafo, assada e defumada por 12 horas. A carne ainda vem acompanhada por vinagrete, farofa e mandioca cozida.

Costela no Bafo, do Restaurante Embrasa, de Caxambu, em Minas Gerais. (Crédito: Divulgação / Sabores da Montanha)

Na cidade de Gonçalves, também em Minas, a Pousada e Restaurante Vitória preparou o lombo suíno empanado na farinha panko para participar do festival. A carne leva molho tarê de café e é servida com purê de cenoura e salada cítrica de couve.

Entre as sobremesas mais interessantes estão a Taça Romeu e Julieta do We Fratelli Cafés e Sorvetes, estabelecimento localizado em Poços de Caldas (MG). A sobremesa combina sorvete de nata goiaba com queijo minas padrão, pedaços de goiabada cascão e crocante de castanha de caju.

Sobremesa de goiabada tem destaque no festival. Essa é a Taça Romeu e Julieta, do We Fratelli, localizado em Poços de Caldas, Minas Gerais. (Crédito: Divulgação / Sabores da Montanha)

Dica para casais que buscam romance

Para os casais que quiserem um passeio mais romântico, uma ida à Bruschetteria da Villa, no município paulista de São Bento do Sapucaí, pode ser uma boa opção. O local oferece um menu degustação para lá de especial com direito a focaccia de couvert e uma entrada de burrata com salada de rúcula e tomates assados ao molho pesto.

O primeiro prato tem ravioli de legumes com ricota, o prato principal fica com destaque para a truta salmonada com crocante de ervas e a sobremesa é nada menos que um brownie com sorvete de mousse de cambuci e calda de chocolate.

Ainda no estado de São Paulo, dá para saborear uma iguaria que tem cara de fazenda, mas ingredientes refinados. Na Pousada Quintal da Prosa, o destaque no festival é para um tostex feito em pão de ervas frescas colhidas do próprio quintal, queijo meia cura de São Francisco Xavier maçaricado, tiras de presunto cru, mel da região e lâminas de amêndoas tostadas. Para acompanhar, nada melhor que uma xícara de café especial.


Visconde de Mauá é destaque com menu degustação


No Rio de Janeiro, mais precisamente na cidade de Visconde de Mauá, o Babel Cozinha Autoral preparou um menu degustação surpreendente, composto por duas entradas, dois pratos principais, mix com três sobremesas e o bom e velho cafezinho. O estado ainda tem como representantes do festival os seguintes restaurantes: Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa e Serra Gelada Fondues.



Veja a lista completa dos estabelecimentos que estão no festival Sabores da Montanha


São Paulo

Bannanal: B de Bocaina, Santa Prosa

Campos do Jordão: Secreto Luxury

Cunha: Espaço Drão Restaurante e Ateliê, Kallas da Serra, Bethlehem, Restaurante do Gnomo

Espírito Santo do Pinhal: Empório Bacchi, Vinícola Guaspari

Queluz: Queijaria Santa Vitória

Santo Antônio do Pinhal: Pousada Quatro Estações

São Bento do Sapucaí: Vinícola Santa Maria

São Francisco Xavier: Destilaria Alquimistas da Serra, João de Barro Restaurante, Quintal da Prosa, BrewPub SP-50-BIER, Villa K2





Minas Gerais

Andradas: Casa Geraldo, Don Fonseca Burger & Grill, Minas Coffee Cafeteria, Pizzaria Tradicionalle, Soberano Steak House, Taverna Restaurante, General Beer, Pastelaria Mercadão, Restaurante Rio Branco, Café e Confeitaria Braga, Mirante da Serra, Delícias da Kaká, Vinícola Stella Valentino

Bom Jardim de Minas: Rancho Mineiro

Cambuí: Empório Portão de Cambuí, Pizzaria Nápoles

Caxambu: Embrasa, Boi Ralado

Cristina: Vendinha Cafeteria e Gastrobar

Extrema: Tulha da Serra

Gonçalves: Flor de Zucca, Fogo Aberto Restaurante, Odara Cervejaria, Restaurante Vitória, Maison Pio

Itajubá: The Gustta Foodtruck, Óikí Cafés Especiais

Itamonte: Encantamonte, Bela Serra

Itapeva: Bento´s Head Pub

Maria da Fé: Fazenda Maria da Fé, Pizzaria Casa Rosada, Fazenda Santa Helena

Monte Verde: BBQRoad Burguer e Osteria La Pianta

Passa Quatro – Chris Café & Cia

Passa Vinte: Pousada Caminho dos Ipês

Piranguinho: Pizzaria do Filipe

Poços de Caldas: Charcutaria Caldense, Porcaria e Choperia, Ziel Cervejaria, We Fratelli Cafés e Sorvetes, Casa do Açaí Café Beduíno

Santa Rita do Sapucaí: The Town Bar e Café

São Lourenço: Restaurante do Chico

São Thomé das Letras: Jardim Secreto

Rio de Janeiro

Visconde de Mauá – Babel Cozinha Autoral, Pousada Terras Altas, Armazém Mauá, Rosmarinus, Gosto a Gosto, Truta Rosa, Serra Gelada Fondues


Veja mais:

Vai chover bacon no Brasil todo! Festival nacional usa e abusa do ingrediente até em milkshakes!

É verdade que comer churrasco faz mal? TudoGostoso te conta de uma vez por todas!

Temas relacionados