• Entrar
  • Cadastrar
O que é tucumã, qual o sabor e o que significa? Entenda a gíria de Isabelle no BBB 24 em discussão com Bin Laden

Conheça o tucumã, fruto amazônico que Isabelle mencionou no BBB 24 durante briga com Bin Laden

Você sabe o que é tucumã? Então vem que o TudoGostoso vai te contar tudo sobre essa fruta (Créditos: Reprodução TV Globo/Shutterstock)

Quem acompanha o BBB 24, deve ter visto a discussão que rolou entre a participante Isabelle Nogueira e o participante MC Bin Laden na madrugada da última segunda-feira (29). Durante a briga, a amazonense soltou uma frase que fez com que os participantes e os internautas caíssem na gargalhada: “Arrumar uma saca de tucumã para descascar”.

Depois que a frase viralizou na web, a busca por tucumã aumentou muito, com muitas pessoas tentando entender do que se trata, e é claro que o TudoGostoso chegou para responder né? Vem descobrir o que é tucumã, qual o sabor e entender a fala regional de Isabelle!

O que é tucumã e para que serve?

O tucumã é o fruto do tucumanzeiro, tendo como característica sua polpa fibrosa e casca vermelha ou amarelo-esverdeada. A palmeira ao qual esse fruto pertence pode chegar a ter até 15 metros de altura, e é a primeira árvore a ressurgir depois de um incêndio.

O nome tucumã origina do Tupi e significa “fruta de planta espinhosa”, uma particularidade das folhas das árvores que tem espinhos negros.

Presume-se que a tucumanzeira seja originária da Colômbia, mas é no estado do Amazonas que o fruto é popular, fazendo grande parte da cultura e da culinária local.

O tucumã serve para fazer diversos pratos com a polpa, como o x-caboquinho, um sanduíche típico feito no pão francês e recheado com banana pacovã madura e frita, queijo coalho e manteiga, comumente servido no café da manhã.

Além de ser uma delícia, o tucumã apresenta diversos benefícios para a saúde, sendo extremamente nutritivo, fonte de ômega 3, vitaminas A, B1 e C e substâncias antioxidantes!

Qual o sabor de tucumã?

O sabor da polpa do tucumã lembra o sabor de algumas castanhas, embora bem levinho, motivo pelo qual o fruto é tão versátil e pode ser usado em muitas combinações. Porém, vale ressaltar que a textura é bem diferente, porque é extremamente fibroso. Num comparativo, lembra lasquinha de coco seco.

Como se come a fruta tucumã?

O tucumã pode ser consumido de várias maneiras diferentes, desde in natura quanto no preparo de ensopados, geleias, bolos, risotos, sorvete, licores, recheio de panquecas e tapiocas e muito mais!

Contudo, cada tucumã contém pouquíssima polpa, e para fazer alguns pratos pode ser necessário uma boa quantidade do fruto.

Como descascar tucumã?

Descascar tucumã pode ser uma tarefa difícil se você não souber como fazer (Créditos: Shutterstock)

Por ter uma casca bem grossa e pouca polpa, é indispensável aprender a maneira certa de descascar o tucumã para não haver desperdícios. O ideal é fazer cortes longitudinais com uma faca de mesa, demarcando toda a casca. Depois, com a ponta da faca, levantar a casca delicadamente e ir puxando, removendo o mínimo de polpa possível.

Para que serve o caroço de tucumã?

O caroço de tucumã é muito versátil e usado principalmente no artesanato, produzindo anéis, brincos, pulseiras e colares. Pensa que acabou por aí? Nada disso! Uma grande curiosidade é que o caroço pode servir de fonte energética sustentável! Muito interessante, né?

O que Isabelle quis dizer no BBB 24?

Para quem não entendeu o regionalismo da fala de Isabelle durante o BBB 24, “arrumar uma saca de tucumã pra descascar” quer dizer parar de perturbar, parar de “encher o saco”, arrumar o que fazer!

Veja mais:

Fim do mês na Xepa? Veja essas receitas baratas, simples e deliciosas que até os camarotes do BBB vão querer comer!

Temas relacionados