• Entrar
  • Cadastrar
Polvo se mexendo no prato? Conheça o segredo por trás da iguaria coreana que serve animal ainda cru

Sannakji é um prato coreano conhecido por servir polvo fresco e com os tentáculos se contorcendo. Saiba mais sobre essa experiência gastronômica inusitada. 

Polvo se mexendo no prato? Conheça o segredo por trás da iguaria coreana que serve animal ainda cru

Sannakji: prato coreano serve polvos pequenos crus com óleo de gergelim. (crédito: shutterstock)

Você já imaginou comer um polvo cru que ainda está se mexendo? Embora para muitos essa ideia pareça um tanto inusitada, na Coreia do Sul é possível encontrar a iguaria em muitos cardápios de restaurantes. Temperado com sementes e óleo de gergelim, o Sannakji é um dos pratos típicos do país e chama atenção dos estrangeiros por servir o animal com seus tentáculos em movimento. Embora cause um certo estranhamento à primeira vista, quem experimenta a refeição costuma aprovar o gosto. Mas será que o polvo está mesmo vivo? O Tudogostoso procurou saber mais sobre os segredos do Sannakji e por que você deve tomar cuidado na hora de consumi-lo.

Sannakji: prato deve ser consumido enquanto os tentáculos ainda estão se movendo

O sannakji (산낙지) é um prato da culinária coreana que tem como ingrediente principal o Nakji, uma espécie de polvo pequena e com braço longo. Apesar do nome do prato significar polvo vivo, o animal não chega a ser servido com vida. Na verdade, ele até chega a ser retirado vivo do tanque, mas logo é fatiado em pedaços pequenos e servidos. Entretanto, como uma parte do sistema nervoso do polvo está nos tentáculos, o animal continua se contorcendo mesmo depois de morto. Nesse caso, os movimentos nada mais são do que os espasmos involuntários.

Além dos tentáculos de polvo, o sannakji é servido com óleo de gergelim e sementes de gergelim torradas. Como as ventosas do animal ainda estão ativas, algumas partes podem grudar na língua e em outras partes da boca.

Veja quais cuidados não podem faltar ao comer Sannakji

Alguns cuidados especiais devem ser tomados ao comer sannakji. O primeiro deles é mastigar bem a comida antes de engolir. Como a atividade nervosa do animal permanece ativa mesmo sem receber informações do cérebro, as ventosas do polvo podem grudar na garganta e causar engasgo e até asfixia. Para que isso não aconteça, o ideal é mastigar bem até que os pedaços parem de se mover.

Veja também:

Receitas com polvo: 45 pratos com o fruto do mar

60 comidas asiáticas fáceis para fazer em casa: prove os pratos típicos da região

Receita de Kimchi prato típico coreano

Temas relacionados