• Entrar
  • Cadastrar
Ovo de 100 dias do No Limite: você provaria essa iguaria?
Entre os pratos da tão esperada prova da comida do No Limite, os participantes precisaram comer o ovo de 100 dias! Agora o TudoGostoso quer saber se você teria coragem de provar. Entre e confira!

E chegou a tão aguardada prova da comida! No último episódio do programa de sobrevivência No Limite que aconteceu nessa terça-feira (14/06), os sobreviventes participaram da temia prova da comida. Como é de costume nas temporadas anteriores, o programa serviu um cardápio exótico, repleto de alimentos bizarros. No entanto, o que ganhou destaque foi o ovo de 100 dias, também conhecido como ovo milenar. O que o TudoGostoso quer saber é se você teria coragem de provar essa iguaria! Vem que a gente te conta o que é o ovo de 100 dias do No Limite.

Ovo de 100 dias do No Limite Ovo de 100 dias é o prato da prova da comida do No Limite

O que é o ovo de 100 dias?

O ovo de 100 dias é um prato originário da China e é uma de suas iguarias exóticas mais populares, sendo considerado até motivo de orgulho entre os chineses. Também conhecido como ovo centenário, ovo milenar ou ovo preservado, o prato pode ser feito com vários tipos de ovos, como ovos de galinha, de ganso, de pata e até de codorna.

Não se sabe ao certo quando essa iguaria surgiu, mas se especula que foi em torno de 600 anos atrás, quando um chinês percebeu que os ovos enterrados mudavam de cor, textura e sabor. Alguns estudos mostram, também, que o ovo de 100 dias surgiu através de uma tentativa da população de fazer com que o ovo durasse mais tempo e pudesse ser consumido em períodos de escassez de alimentos na região.

Como é feito o ovo milenar?

Antes de ser enterrado, o ovo milenar é envolto em uma mistura de argila, sal, cal, cinzas e amido de arroz. Eles ficam enterrados por 100 dias, podendo ficar até mais tempo, anos! Isso depende da forma como é preparado e da região da China também.

Quando desenterrado, ele possui a aparência um tanto peculiar: as gemas ficam com coloração esverdeada, indo desde o verde claro até o verde escuro; já as claras ficam marrons. Quando pronto, ele é utilizado no preparo de alguns pratos típicos ou até mesmo consumido cru.

ovo de 100 dias do no limite Ovo milenar é uma iguaria típica chinesa

Afinal, qual o sabor do ovo de 100 dias?

Apesar da aparência peculiar, o sabor do ovo centenário não parece ser tão peculiar assim: a gema fica com uma textura cremosa e um sabor acentuado, que lembra queijos. A clara fica com textura parecida com a textura de gelatina e quase sabor nenhum, até parecido com o sabor da clara cozida.

Durante o programa, porém, os participantes não pareceram apreciar muito, não, viu? Alguns falaram que tinha gosto de terra e até minhocas!

E aí, provaria o ovo de 100 dias do No Limite?

Diante dos outros alimentos excêntricos do No Limite, o ovo milenar parece até um petisco saboroso, afinal, nas temporadas passadas, o programa chegou a trazer até olho de cabra e baratas de Madagascar (vivas, viu?!). O olho de cabra era duro de comer e precisava até de uma certa força para conseguir consumir. Já as baratas, a maioria dos participantes escolheram por matar na primeira mordida! Ainda que para nós o consumo de insetos não seja comum, são pratos comumente encontrados em diversos países da Ásia.

Nessa temporada tivemos cérebro e língua de bode, minhocas, larvas, tripa de galinhas e, claro, o ovo milenar. Mas o que a gente quer saber mesmo é quem aqui teria coragem de provar o ovo de 100 dias do programa? Conta pra gente, você provaria?

Ovo de 100 dias do No Limite Ovo centenário possui aparência peculiar mas dizem que o gosto não é tão ruim

Veja mais:

Comidas exóticas pelo mundo: conheça 10 pratos peculiares

Culinária chinesa: 3 receitas saborosas

Carnes exóticas: saiba mais sobre 4 tipos

Temas relacionados