O sorvete é um doce amado no mundo todo e isso independe das restrições alimentares. Isso porque é possível fazer sorvete de muitas maneiras diferentes, umas com leite, outras com água, sendo possível alcançar todos os nichos. Porém, uma marca neozelandesa traz uma proposta totalmente nova nessa área: o sorvete vegano à base de couve-flor.
Sorvete de couve-flor: entenda a proposta da marca neozelandesa EatKinda
Já pensou em usar couve-flor para fazer sorvete? Apesar de parecer muito inusitado, é a aposta da marca EatKinda. O motivo por trás do negócio é simples: produzir um sorvete vegano sem derivados do leite, sem glúten, sem soja e que fosse sustentável.
Assim, a marca nasceu em fevereiro de 2023, utilizando vegetais que são descartados pelas grandes redes de supermercados por não serem do tamanho ideal, ou da cor ideal, ou por terem a aparência esquisita. Essa prática garante um aproveitamento maior de alimentos sem gerar desperdícios.
Pensa que parou por aí? Nada disso! A embalagem dos sorvetes EatKinda são feitas de potes compostáveis, o que significa que eles são reciclados muito mais rápido e fácil, não gerando pilhas e pilhas de lixo.
Como surgiu o sorvete de couve-flor da EatKinda?
Tudo começou lá no início dos anos 2000, quando a co-fundadora da marca, Jenni Matheson, se tornou vegana e as opções de alimentos que não tivessem derivados animais eram muito restritas.
Ela tentou fazer uma cheesecake vegana de couve-flor. A receita não deu certo, mas a cozinheira conseguiu transformá-la em um sorvete vegano de couve-flor que recebeu um monte de elogios de amigos e familiares.
Então, Jenni apresentou a ideia do sorvete no Startup Taranaki, e foi lá que ela chamou atenção de Milli Kumar, uma estudante de tecnologia da alimentação, que logo se juntou à empresa como co-fundadora e CEO.
O sorvete de couve-flor tem gosto de couve-flor?
Pode parecer uma pergunta absurda, mas a verdade é que o sorvete não tem nenhum gosto de couve-flor. Como ela é um vegetal de sabor bem neutro, ele se perde quando os outros ingredientes que dão sabor ao sorvete são adicionados.
Atualmente, a marca EatKinda produz três sabores de sorvete de couve-flor: morango, chocolate e chocolate com menta.
Onde comprar sorvete de couve-flor da EatKinda?
Por enquanto, a EatKinda opera apenas na Nova Zelândia, em mais de 90 lojas espalhadas pelo país. Ainda que haja alguns projetos de expansão da marca, é bem difícil dizer quando ela chegará no Brasil.
Dá para fazer sorvete de couve-flor em casa?
Sim, você consegue fazer sorvete de couve-flor em casa! É uma opção mais saudável e uma ótima ideia para acrescentar esse alimento no cardápio, principalmente de crianças pequenas.
Primeiro você deve congelar a couve-flor. Não se preocupe em cozinhá-la antes, não tem necessidade. Quando estiver bem congelada, coloque-a no liquidificador e junte cacau em pó, mel, e um pouquinho de leite ou água. Bata bem até formar um creme homogêneo. Despeje em um recipiente e leve ao congelador por 30 minutos. Está pronto!
Você também pode fazer o sorvete de couve-flor caseiro com outros vegetais como uva, kiwi, manga ou morango congelado. Fica uma delícia!