Você sabia que o azeite que você compra no mercado pode não ser azeite de verdade? O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma nova operação em que apreendeu mais de 9 mil garrafas de azeite de oliva fraudados sendo vendidos em um supermercado no litoral do Paraná. O produto era indicado como sendo azeite de oliva extravirgem espanhol, mas testes do Laboratório de Magnética Nuclear da UFPR comprovaram que tratava-se apenas de óleo de soja.
O pior de tudo é que os azeites fraudados foram vendidos a preço cheio de azeite extravirgem, R$29,99 cada garrafa. Ou seja, o consumidor pagou por azeite mas levou para casa apenas óleo de soja, que custa menos de R$10,00 a garrafa. Infelizmente, o Ministério não divulgou o nome do supermercado.
Essa não é a primeira vez que o Ministério apreende azeite de oliva fraudado. No final do mês de novembro também foram apreendidas 6 mil garrafas de azeite falso em São Paulo, encontradas em fábricas e comércios do estado. Com o aumento do preço do azeite, a falsificação se torna cada vez mais comum.
Por que o Ministério desconfiou que o azeite de oliva era fraudado?
A desconfiança dos agentes do ministério começou quando foi notado que as caixas utilizadas para armazenar as garrafas de azeite estão com escritos em português, e não havia nenhuma identificação de que o produto fosse espanhol. Para piorar, eles também encontraram caixas com garrafas vazias durante a fiscalização, que indicavam que eram utilizadas para engarrafar o azeite.
O que você deve saber para não cair em cilada na hora de comprar azeite de oliva?
Na hora de comprar azeite de oliva, o melhor que você faz é se certificar de que está comprando de uma marca conhecida, de renome. A gente sabe que, muitas vezes, isso quer dizer que o produto será mais caro, mas você terá a garantia de estar levando um bom produto para casa. Como o preço do azeite de oliva está aumentando cada vez mais, a gente aconselha que você aproveite promoções (mas se estiver muito barato, desconfie!).
Existem alguns produtos mistos de azeite de oliva com óleo de soja que, à primeira impressão, parece até azeite puro. Para você não comprar por engano, certifique-se de sempre ler o rótulo das embalagens.
Veja mais:
A produção de azeite está em queda livre! Como isso vai impactar a nossa vida nos próximos meses?