• Entrar
  • Cadastrar
Azeite fraudado à venda em supermercados: veja o que você deve saber para não cair em cilada!

Ministério da Agricultura e Pecuária apreende 9 mil garrafas de azeite fraudado em supermercado no litoral do Paraná

Garrafas de azeite de oliva extravirgem falsificado são apreendidas no Paraná, saiba como não cair em cilada na hora de comprar! (Créditos: Shutterstock/Divugalçao Mapa)

Você sabia que o azeite que você compra no mercado pode não ser azeite de verdade? O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou uma nova operação em que apreendeu mais de 9 mil garrafas de azeite de oliva fraudados sendo vendidos em um supermercado no litoral do Paraná. O produto era indicado como sendo azeite de oliva extravirgem espanhol, mas testes do Laboratório de Magnética Nuclear da UFPR comprovaram que tratava-se apenas de óleo de soja.

O pior de tudo é que os azeites fraudados foram vendidos a preço cheio de azeite extravirgem, R$29,99 cada garrafa. Ou seja, o consumidor pagou por azeite mas levou para casa apenas óleo de soja, que custa menos de R$10,00 a garrafa. Infelizmente, o Ministério não divulgou o nome do supermercado.

Essa não é a primeira vez que o Ministério apreende azeite de oliva fraudado. No final do mês de novembro também foram apreendidas 6 mil garrafas de azeite falso em São Paulo, encontradas em fábricas e comércios do estado. Com o aumento do preço do azeite, a falsificação se torna cada vez mais comum.

Por que o Ministério desconfiou que o azeite de oliva era fraudado?

A desconfiança dos agentes do ministério começou quando foi notado que as caixas utilizadas para armazenar as garrafas de azeite estão com escritos em português, e não havia nenhuma identificação de que o produto fosse espanhol. Para piorar, eles também encontraram caixas com garrafas vazias durante a fiscalização, que indicavam que eram utilizadas para engarrafar o azeite.

O que você deve saber para não cair em cilada na hora de comprar azeite de oliva?

Na hora de comprar azeite de oliva, o melhor que você faz é se certificar de que está comprando de uma marca conhecida, de renome. A gente sabe que, muitas vezes, isso quer dizer que o produto será mais caro, mas você terá a garantia de estar levando um bom produto para casa. Como o preço do azeite de oliva está aumentando cada vez mais, a gente aconselha que você aproveite promoções (mas se estiver muito barato, desconfie!).

Existem alguns produtos mistos de azeite de oliva com óleo de soja que, à primeira impressão, parece até azeite puro. Para você não comprar por engano, certifique-se de sempre ler o rótulo das embalagens.

Veja mais:

A produção de azeite está em queda livre! Como isso vai impactar a nossa vida nos próximos meses?

Temas relacionados