Feijoada: aquela receita típica do Brasil que todo mundo ama! Ela ganhou versões diferentes, como a feijoada de frutos do mar, de frango e de legumes, mas a receita tradicional é a que continua fazendo sucesso no Brasil e também fora dele. Se você acha difícil fazer uma feijoada, o TudoGostoso está aqui para te ajudar: vamos te dar dicas de como fazer a feijoada perfeita! Confira a seguir:
Panela com feijoada
1) Primeiramente, deixe ofeijão de molho por 12 horas e troque a água sempre que possível. Isso faz com que o feijão cozinhe mais rapidamente e também é bom para a saúde: essa técnica permite que sejam eliminadas algumas substâncias que causam gases e má digestão.
2)As carnes e embutidos devem ser dessalgados na véspera. Separe as carnes em tigelas com água gelada e deixa-as de molho por, no mínimo, 12 horas. Se puder, deixe por mais tempo. Não esqueça de trocar a água sempre que puder!
3) O tempero é muito importante para deixar a feijoada bem saborosa: uma dica é amarraralecrim, folhas de louro e tomilho com um barbante e colocar na feijoada. Depois, é só retirar e ver o quanto esses temperos fazem a diferença!
4) Feijoada salgada não dá, né? Para evitar que isso aconteça, há um truque: coloque 3 batatas cruas e sem casca para cozinhar com o feijão, pois elas ajudam a absorver o excesso de sal. Depois do cozimento, retire-as.
5) Para os que nunca sabem as quantidades corretas: para cada quilo de feijão, utilize 2 litros de água.
Feijoada perfeita: confira as dicas do TudoGostoso
6) Utilize o pé, o rabo e a orelha do porco: embora muita gente não gosta dessas partes, elas dão sabor à feijoada e ajudam a deixar o caldo mais grosso.
7) Use metade de carnes defumadas e metade de carnes salgadas: essa proporção ajuda a deixar o sabor da feijoada bem equilibrado.
8) Quer mais sabor ainda? Faça um molho para comer com a feijoada! Utilize 2 xícaras do caldo do cozimento e passe por uma peneira. Depois, é só colocar o molho de pimenta de sua preferência e misturar. Se gostar, coloque salsinha ou cheiro-verde picadinho.
9) As carnes mais rígidas, como a carne-seca, a orelha e o rabo, devem entrar na panela junto com o feijão cru. Depois de cerca de 10 minutos, coloque a costelinha e o lombo. Vai colocar bacon e linguiça? Coloque-os por último.
10) Está tudo cozido? Deixe a panela semi-aberta e em fogo baixo por mais 15 minutos, para que o caldo engrosse.
Potes com feijoada, couve, farofa e arroz