• Entrar
  • Cadastrar
Vinho, comida e turismo em 10 dias de evento no Rio de Janeiro: como será o 9º Rio Wine Food & Festival
O maior festival de vinhos da América Latina acontece de 26 de agosto a 4 de setembro de 2022 e envolve aulas com enólogos, contato direto com produtores e passeios pela cidade

Você não precisa ser expert em vinho para apreciar uma boa bebida. No Rio Wine Food & Festival, qualquer um pode aprender a degustar vinho e ainda comprar produtos de qualidade diretamente com as vinícolas. Tudo isso com o cenário do Rio de Janeiro em atrações em vários pontos da cidade. Quer saber mais? O TudoGostoso conta para você onde tomar um bom vinho durante a festa.

Pessoa servindo uma taça de vinho tinto com outra taça de vinho atras O Rio Wine Food & Festival é o evento perfeito para os amantes do vinho no Rio de Janeiro

O que é o Rio Wine Food & Festival?

O Rio Wine Food & Festival é considerado o maior festival enogastronômico do Brasil, ou seja, de vinho e comida, do país. Além da comida e da bebida, a festa celebra a cultura e belezas do Rio de Janeiro. É um evento que movimenta o mercado de vinhos enquanto ainda traz uma experiência inesquecível aos visitantes, não importa em que parte da cidade estejam nem se estão familiarizados com os vinhos ou não.

O festival tem seminários gratuitos e aulas com especialistas para quem quiser aprender sobre vinho até os mínimos detalhes. As feiras com entrada franca são ótimas para conhecer novos produtores e comprar vinhos deliciosos diretamente com eles. O ônibus e o barco de vinho deixam você apreciar a bebida e a vista da cidade ao mesmo tempo.

O Rio Wine Food & Festival não é apenas sobre vinho, mas sobre a relação da bebida com a comida. Jantares especiais e expositores de bebidas trazem pratos deliciosos e demonstram como harmonizar vinho com comida na prática.

Quando o Rio Wine Food & Festival acontece?

O Rio Wine Food & Festival é realizado no Rio de Janeiro entre os meses de agosto e setembro. Em 2022, a 9ª edição do evento é realizada entre 26 de agosto a 4 de setembro, com atividades variadas em todos os 10 dias.

Onde encontrar as atrações do Rio Wine Food & Festival?

Em vez de se concentrar em apenas um local, o Rio Wine Food & Festival se divide em polos pela cidade. Assim, é possível achar atrações da festa na Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste.

Na Zona Norte o festival acontece no CADEG, em Benfica, com promoções especiais nos restaurantes e empórios do mercado municipal. Na Zona Sul acontecem os seminários e cursos em diferentes bairros, além de degustação com vista para a Baía de Guanabara. Na Zona Oeste, a atração é o Uptown Barra, que reúne cerca de 30 expositores com vinhos e comidinhas ao som dos shows de jazz ao vivo.

Como degustar vinho no Rio Wine Food & Festival 2022?

Se você quer aproveitar o Rio Wine Food & Festival para beber bastante vinho, não vão faltar opções de bebidas de qualidade. Mas se prepare para desembolsar um valor de acordo. As aulas Master Class com vinícolas contam com degustação de várias safras e a entrada pode custar de 250 até 1500 reais.

Nas feiras no Uptown Barra e no CADEG a entrada é franca, mas para beber é necessário comprar a taça do evento e cada refil tem preço fixo de 15 reais. Cada expositor tem garrafas de vinho, outras bebidas e pratos de comida vendidos à parte. É uma oportunidade de apreciar uma variedade de bebidas para escolher vinhos bons que combinam com seu paladar.

A Marina da Glória tem atrações especiais que unem a degustação com cenários de tirar o fôlego. No Wine Garden Bota, o espaço de jardins tem ingresso de 40 reais que dá direito a degustação de mini-doses, palestras e música. O porto também é ponto de saída dos Wine Boats, barcos que circulam pela Baía de Guanabara por cerca de 2 horas com degustação de vinhos italianos ou espanhóis inclusos no ingresso de 185 reais.

Veja mais:

Cozinhando com vinho: aposte na bebida alcoólica para dar um sabor único às receitas

Vinho com rolha é melhor? Descubra a verdade por trás dos mitos sobre vinhos

Noite de queijos e vinhos: tudo o que você precisa para montar a sua

Temas relacionados