• Entrar
  • Cadastrar
Comida gigante: coxinha de 20kg, pastel imenso, torre de churros e mais lanches gigantescos estão no Big Food Festival
As clássicas comidas de rua ganham tamanhos exorbitantes no Big Food Festival

Para muita gente, comida boa nunca é demais. No Big Food Festival em São Paulo, isso é levado a sério. Receitas tradicionais e tipicamente individuais como coxinha, hambúrguer e churros são vendidas em versões de tamanho gigante com mais de 1kg para dividir com bastante gente. Descubra no TudoGostoso mais sobre o Big Food Festival e vá com a barriga vazia para aproveitar as enormes delícias da festa.

Big Food Festival com pessoa segurando uma réplica de coxinha de 20kg com barraca e coxinhas menores no fundo A coxinha que vai de 1kg até 20kg é uma das comidas gigantes do Big Food Festival

O que é o Big Food Festival?

O Big Food Festival, também chamado de Festival da “Iguinorança”, é uma celebração das grandes comidas de rua, bem literalmente. A feira traz barracas de lanches populares, mas com tamanhos exorbitantes e bem recheados. São pratos que pesam mais de 1kg e seguem as receitas tradicionais que todo mundo conhece, sem gourmetização.

Cada barraca tem uma comida gigante para você comprar e dividir com os amigos ou se desafiar a comer sozinho. Mas, se a fome não estiver tão grande, você ainda pode optar por porções individuais com tamanhos mais comuns. O Big Food Festival realiza várias edições por ano em cidades diferentes do estado de São Paulo, sempre com entrada gratuita e opções variadas de comidas gigantes. A festa fica completa com outras atrações para a família, como área kids e show de blues e de rock.

Quando e onde acontece o 5º Big Food Festival?

O 5º Big Food Festival acontece entre os dias 2 e 4 de setembro. Com raízes em São Paulo, o local muda a cada edição. Depois de passar por São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Santo André e zona norte da capital paulista, a 5ª edição é realizada na zona sul, no bairro de Vila Mariana.

Big Food Festival com um prato com hambúrguer gigante de 5 andares Quem gosta de hambúrguer encontra várias opções de tamanhos e sabores no festival

Qual a história das comidas gigantes?

Não é de hoje que amamos comidas enormes. No Brasil, as festas de aniversário das cidades não podem ficar sem o tradicional bolo gigante com metros de comprimento para a população. Porções caprichadas do “podrão” carioca, como a batata de Marechal, são elogiadas pelos clientes.

No São João de Caruaru, uma das maiores festas juninas do país, as comidas gigantes fazem parte das atrações, com cozido de milho, bolo de pé de moleque, pamonha e mais para alimentar todos os visitantes. Mundo afora, os festivais de comida gigante dos Estados Unidos atraem com pratos recordistas e competições de quem consegue comer tudo mais rápido. O Big Food Festival é a versão das festas de comidas gigantes em São Paulo.

Que comidas gigantes esperar no Big Food Festival?

Big Food Festival com uma mulher segurando dois donuts com cobertura rosa, um de tamanho normal e outro gigante com 1kg Donut de mais de 1kg é um dos doces que agrada as formiguinhas de plantão

A lista de comidas do Big Food Festival é tão gigante quanto os próprios lanches. Tem pastel, temaki, shawarma sírio, acarajé, donut, marmita de brownie recheado e bomba de chocolate, todos com mais de 1kg. Se não for o bastante para você, tem ainda trufa tipo Ferrero Rocher de 2,5kg, brigadeiro de 3kg, hambúrguer de 4kg e torresmo de 5kg.

Para quem está a procura de pratos diferentões, tem coxinha burger de 2kg, bolo de enroladinho de salsicha, barca gigante de batata frita, pizza e cachorro quente de 1 metro, churros de 50cm de comprimento e a torre de churros com 30cm de altura dos doces empilhados.

Um dos maiores sucessos da festa é a coxinha. Tem versões de 1kg, 3kg e 5kg para comer. A maior coxinha do Brasil tem 20kg também marca presença no festival para fotos e como parte da competição do Big Food Experience, que acontece de 16 a 18 de setembro em Sorocaba.

Big Food Festival com uma pessoa segurando um prato com um pastel gigante de 1 metro O pastel é um dos lanches mais baratos do Big Food Festival e ainda dá para dividir

As comidas gigantes podem ser divididas com os amigos e a família e custam entre 40 reais, no caso do pastel, e 120 reais, com o temaki. Para beber, o destaque são os mais de 50 rótulos de cerveja artesanal, mas existem opções de bebidas não-alcoólicas.

Veja mais:

Roteiro gastronômico: descubra os festivais de comida que vão rolar pelo país em setembro

Rock in Rio 2022: o que comer antes e o que pode levar de comida para o festival de música

Comidas de rua: confira as receitas famosas no Brasil

Temas relacionados