O pavê é um doce muito popular no Brasil, e há quem diga que ele é invenção dos próprios brasileiro. Se é verdade ou não, isso não importa, o que importa é que se tem uma coisa que a gente sabe fazer é pavê, de todos os sabores e de todos os jeitos. Os dois tipos de pavês mais comuns são aqueles feitos com biscoito champagne e com biscoito de maisena, e ambos são uma delícia! Mas você sabia que a escolha do biscoito para o pavê faz toda a diferença na hora de preparar a sua sobremesa? Para ninguém ficar com dúvidas, nós vamos explicar como escolher o biscoito para o seu pavê: champagne ou maisena? Veja a seguir!
Fazer pavê com biscoito champagne ou biscoito maisena? Saiba como escolher o melhor para a sua ceia!
Veja como escolher o biscoito certo para o seu pavê de Natal
Como escolher entre biscoito champagne e biscoito maisena
É claro que a escolha entre os dois tipos de biscoito para o pavê deve ser feita pensando em gosto e valor. Se você já está acostumado com um desses biscoitos e, inclusive, tem preferência, é lógico que você pode continuar usando. Mas, se você for como a gente, que simplesmente ama os dois e não consegue se decidir, nós trazemos algumas dicas que vão facilitar na hora de escolher a receita de pavê para sua ceia de Natal.
A primeira coisa a ser levada em consideração é o custo. O valor do biscoito champanhe costuma ser bem mais alto do que o do biscoito de maisena, algo que pode impactar muito na sua tomada de decisão. Outro fator importante é o sabor: o biscoito maisena tende a ser menos doce do que o biscoito champanhe.
O último fator é a textura, que é considerado um dos fatores mais importantes. Apesar do biscoito de champanhe ser mais gordinho e parecer mais denso, ele tende a ficar mais macio e esponjoso, bem parecido com um bolo molhado, quando usado no pavê, por conta do leite e da umidade dos cremes. Já o biscoito maisena, que é mais fino, tende a manter sua textura, ficando levemente mais macio.
Quais recheios combinam mais com biscoito champagne
O biscoito champanhe combina mais com recheios de frutas e cremes leves, como pavê de pêssego, de morango, de uva e de manga. Isso porque os pavês de frutas costumam ser menos doces, e irão combinar bem com o biscoito champagne.
Para garantir que o pavê não irá ficar enjoativo, não misture açúcar ao leite que você usará para molhar o biscoito. E, por falar em leite, caso você queira um pavê com o biscoito mais crocante, dispense-o totalmente.
Quais sabores combinam mais com biscoito maisena
O biscoito de maisena combina demais com os recheios e cremes mais doces como pavê de chocolate, nutella, doce de leite, brigadeiro e por aí vai. Por ter um sabor mais suave, ele permite que a sobremesa fique mais equilibrada.
As dicas sobre o açúcar e o leite que falamos anteriormente também podem ser usadas nos pavês feito com biscoito maisena. Outra dica importante para que o biscoito não fique muito mole é manter o pavê na geladeira até a hora de servir, impedindo que o creme derreta levemente e umedeça ainda mais os biscoitos.
https://www.youtube.com/watch?v=KCgvebuA_GM