• Entrar
  • Cadastrar
Clericot ou sangria de vinho branco? Aprenda como fazer essa bebida refrescante para as festas de fim de ano
Veja como é fácil fazer uma deliciosa sangria de vinho branco para o Natal ou Ano-Novo!

Quem pensa que só é preciso pensar no cardápio de comidas das ceias de Natal e Ano-Novo está bem enganado! Aqui no TudoGostoso você também encontra opções de bebidas deliciosas para acompanhar o jantar, com opções de sucos, drinks alcoólicos e não-alcoólicos. Nós já ensinamos como fazer sangria, uma bebida que já é tradição durante essa época do ano, e hoje vamos ensinar como fazer clericot, também chamado de sangria de vinho branco. Vem aprender com a gente!

Clericot para as festas de fim de ano: receita é versão mais refrescante da sangria

como fazer clericot Aprenda como fazer um clericot super-refrescante para as festas de final de ano

Qual a diferença entre o clericot e a sangria?

A principal diferença entre o clericot e a sangria está no tipo de vinho utilizado. Enquanto a sangria é feita com vinho tinto, o clericot é feito com vinho branco ou espumante. Além dos ingredientes, também é legal destacar que a sangria tem sua origem na Espanha, enquanto o clericot teve sua criação na França.

Como a sangria é feita com um vinho mais encorpado e de sabor mais forte, ela também tende ser consumida em dias que não estejam muito quentes. Já nos dias de calor extremo, como é o caso da época das festas de final de ano no Brasil, o clericot combina bem mais, sendo leve e refrescante.

Ingredientes do clericot ou sangria de vinho branco

1 garrafa de vinho branco ou espumante

1 lata de água tônica ou soda limonada

2 laranjas em rodelas

1 a 2 caixinhas de morango fatiado

2 maçãs cortadas em cubinhos

uva verde a gosto

Como fazer sangria de vinho branco

Assim como a tradicional sangria, o preparo do clericot é bem simples. Em uma jarra, coloque todo o vinho, a água tônica ou soda limonada e as frutas. Misture bem com auxílio de uma colher comprida e leve para a geladeira por, no mínimo, 2 horas.

Esse período de espera serve para deixar a bebida bem geladinha e ainda mais refrescante, mas também para deixar que o vinho absorva bastante o sabor das frutas. Por falar em frutas, você pode adicionar as que preferir, mas laranja, uva e maçã são as melhores combinações para clericot. Kiwi, abacaxi e pêssego também são ótimas opções e deixam a bebida muito gostosa.

Passado esse tempo, prove um pouco da bebida e veja se é necessário adicionar um pouco de açúcar. Caso seja, adicione no máximo 2 colheres de sopa, para não ficar doce demais. Na hora de servir, acrescente umas pedras de gelo para manter por mais tempo.

Temas relacionados