• Entrar
  • Cadastrar
Drinks com gin: servir gin tônica em casa é fácil e sabor aromático surpreende os amigos
Já pensou em reproduzir em casa drinks com gin lindos e deliciosos? Com as técnicas certas é possível fazer e ter um ótimo resultado. Veja os truques e aproveite seu gin!

Que o gin voltou a ser tendência nos bares e festas de todo o Brasil você já deve saber, mas como preparar a bebida mantendo o equilíbrio ideal? Os drinks com gin costumam ser aromatizados, ricos em sabores e muito elegantes. Se deliciar com a bebida é uma verdadeira experiência, que você pode reproduzir em casa se seguir o passo a passo correto. E o TudoGostoso garante: os seus amigos vão adorar!

Aliás, sabia que existem técnicas específicas para que o drink fique equilibrado e tenha o sabor esperado? Para te ajudar, listamos os truques para o drink com gin dar certo, além de sugestões de harmonização. Veja as dicas e se delicie!

O gin é uma bebida versátil e muito elegante e você pode fazer em casa

Como preparar gin?

Sim, existem técnicas para o gin ficar saboroso e não perder o gás e nem os aromas característicos. A primeira dica é apostar em um gin que caiba no bolso, mas que seja de qualidade. Em muitos casos, beber gin sai até mais barato do que a cerveja tradicional, já que consumimos uma quantidade bem menor do destilado. Veja os outros truques para não errar:

Use gelo de qualidade

Sabia que existem gelos de diferentes qualidades? O tipo ideal para drinks é o de pedras robustas e maciças. Os gelos ocos derretem facilmente e deixarão a bebida aguada. Falando nisso, outro truque para que a bebida não fique aguada rapidamente é encher o copo de gelo até a boca, antes de começar a preparar o drink.

Conforme for acrescentando os outros ingredientes, o gelo vai assentado no copo, diluindo os outros líquidos na proporção correta. O copo tradicional do gin é a taça bolha e ela é ideal porque tem o tamanho e formato adequados, que favorecem a preservação dos aromas. Então, dê preferência para esse modelo!

Aprenda a proporção correta

Se o seu gin não for equilibrado, a experiência com o drink será comprometida. Então, atente-se à proporção de gin para água tônica. A mais tradicional é a de 2 para 1, ou seja, duas medidas de tônica para uma de gin. É claro que você pode ir ajustando conforme seu gosto pessoal, mas lembre-se que o drink tem um amargor natural.

Esse amargor, na verdade, está muito mais relacionado à água tônica do que ao gin. Como muitas pessoas não gostam, é bom saber que há formas de camuflá-lo. A melhor maneira é acrescentando uma medida de xarope de fruta, disponível no mercado em diversos sabores, como morango, maracujá, amora, limão etc.

Aposte nas frutas e especiarias

As especiarias são o ponto alto do gin e devem ser bastante exploradas

A elegância do gin está justamente na possibilidade de acrescentar especiarias e frutas que dão diferentes nuances ao drink. O sabor mais tradicional é o de limão, mas é possível preparar uma infinidade de sabores.

É legal colocar no copo fatias finas de fruta, como laranja, limão ou morango, por exemplo, e adicionar os complementos do seu gosto. Alguns dos mais usados são zimbro, hortelã, anis estrelado, cravo, pimenta rosa, hibisco e até sachês de chá.

A quantidade e a forma de preparo podem variar conforme o seu objetivo. Se quiser que o gosto fique mais em evidência, coloque as especiarias em maior quantidade no copo, antes de misturar os ingredientes. Agora, se quiser apenas o aroma, basta adicionar os temperos no final.

Tenha atenção ao misturar o drink

Depois de acertar o gelo, proporção de destilado e complementos, é hora de misturar tudo. Mas cuidado! A bebida deve ser misturada delicadamente, de preferência com uma colher longa para bebidas, conhecida como bailarina.

O objetivo é preservar os sabores individuais de cada item e não perder o gás da água tônica, por isso não é necessário mexer por muito tempo.

Dicas para harmonizar os drinks com gin

Uma das maiores vantagens do gin é a sua versatilidade. É possível explorar muitos sabores e nuances diferentes e cada um deles combina com um tipo diferente de ocasião, sabia?

Quando se fala em harmonização de sabores, é possível seguir dois caminhos: por semelhança ou por contraste. Ou seja, dá para combinar o gin mais fresco e leve com especiarias e comidas também leves ou, ainda, combinar um gin amargo com complementos mais doces.

Alguns sabores mais refrescantes são ótimos para limpar o paladar após uma refeição mais gordurosa, como costela ou churrasco de picanha. Nesse caso, invista em limão, laranja, pepino e gengibre, por exemplo.

Para acompanhar entradas mais leves, como bruschettas e frios, é legal apostar em sabores herbais, com menta, alecrim e outras ervas. Para petiscos com sabor mais forte, como bolinhos e outras frituras, os gins cítricos e adocicados fazem mais sentido.

Veja mais:

Veja como fazer drinks sem álcool em receitas surpreendentes

Comida de boteco: receitas de bar para fazer em casa

Coxinha: descubra o segredo para deixá-la seca e crocante

Temas relacionados