• Entrar
  • Cadastrar
30 receitas de Natal que você pode preparar com antecedência e congelar!

Aproveite o mês de novembro para adiantar o preparo do seu cardápio de Natal. Descubra 30 receitas para deixar prontas no congelador até o dia da ceia. 


 

Descubra 30 receitas para ceia de Natal que você pode preparar com antecedência e congelar. 

Organizar a ceia de Natal é uma tarefa que exige paciência e antecipação. Além dos pratos clássicos que não podem faltar na mesa - como o tradicional peru/frango assado e a salada de bacalhau - também vale a pena preparar algumas opções de entradas, acompanhamentos e sobremesas para servir aos convidados. Por isso, quem fica responsável pelo cardápio tende a se sentir sobrecarregado com o tantos comida para fazer no dia. A boa notícia é que é perfeitamente possível preparar várias receitas com algumas semanas de antecedência e deixá-las no congelador até a data.

Saiba como antecipar o preparo da ceia de Natal com essas 30 receitas.

Receitas de natal que podem ficar no congelador até um mês antes da ceia

Salada de legumes

Salada de legumes para uma ceia de Natal saudável e nutritiva. (créditos: Shutterstock) 

Legumes cozidos ou refogados podem ser congelados por até 3 meses. Portanto, se você pretende servir uma salada ou qualquer outro prato com legumes, vale a pena prepará-los com antecedência. Depois, é só armazená-los em recipientes de plástico ou vidro com tampas. Quanto menos contato os alimentos tiverem com o ar e a umidade do congelador, melhor. Veja receita de salada de legumes,.

Mini pizza

Mini pizza para servir como entrada até a hora da ceia. (créditos: Shutterstock)

Mini pizzas são ótimas opções de aperitivos para servir antes da ceia. Você pode optar por pré-assar a massa e depois armazená-la no congelador por até 3 meses. Veja receita de mini pizza.

Lasanha

Lasanha. (créditos: Shutterstock) 

Lasanha também podem ser congeladas até o dia da ceia. É só montar a receita em uma travessa de vidro, cobrir com papel filme e colocar no congelador. Uma dica valiosa para a massa não ressecar é adicionar um pouco mais de molho que o de costume. Veja receita de lasanha.

Crumble de maçã

Crumble de maçã. (shutterstock)

Crumble de maçã pode ficar no congelador por até 15 dias sem perder a sua crocância. Basta separar os pedaços e colocar em um pote de vidro com tampa. Depois, retire do congelador e deixe em temperatura ambiente por alguns minutos antes de levar ao forno. Veja receita de crumble de maçã.

Torta de frango

Torta de frango. (créditos: TudoGostoso)

A torta de frango pode ficar até 30 dias no congelador. O ideal é congelar o prato diretamente na assadeira ou um refratário de vidro coberto com papel filme para não ressecar a massa. No entanto, se o recheio da receita for feito com derivados do leite (queijo, ricota, cottage ou iogurte), a recomendação é não colocar o preparo no congelador. Esses ingredientes contêm muita água na composição, o que pode deixar a massa úmida demais depois de descongelar. Veja receita de torta de frango.

Bolo recheado

Bolo recheado. (créditos: TudoGostoso)

Bolos recheados podem ficar no congelador por até 3 meses. A única recomendação é evitar congelar receitas com recheio de brigadeiro, creme de confeiteiro e doce de leite. O frio costuma alterar algumas características desses ingredientes, como por exemplo, a sua textura. Veja receita de bolo recheado de prestígio.

Mini croissants

Mini croissants. (créditos: Shutterstock) 

Mini croissants são uma deliciosa opção de aperitivo para servir antes, durante e depois da ceia. Você pode preparar a massa e conservar no congelador por até 3 meses. Depois, é só rechear com os ingredientes da sua preferência. Veja receita de croissants.

Coxinha

Coxinhas combinam com qualquer ocasião. (créditos: Shutterstock)

Qualquer data comemorativa o brasileiro não perde tempo para colocar a coxinha no cardápio. Assim como vários salgadinhos, ela também pode ficar no congelador por até 3 meses. Inclusive, é possível congelar as coxinhas já fritas. Depois é só colocá-las no forno para assar. Veja receita de coxinha.

Lombo assado

Lombo assado pode ser congelado inteiro ou fatiado pelo período de 3 meses. No entanto, depois que o alimento for aquecido novamente, ele não deve ser submetido a um novo processo de refrigeração. Veja receita de lombo assado.

Almôndegas

Almôndegas para a ceia de Natal. (Créditos: Shutterstock) 

As almôndegas podem ser congeladas cozidas ou cruas por até 3 meses. Porém, o molho deve ser preparado somente no dia da ceia, pois o congelamento muda completamente a sua textura e sabor. Veja receita de almôndegas.

Assado de lentilha

Assado de lentilha. (créditos: Shutterstock)

Assado de lentilha é uma opção de prato principal vegano para o natal. Você pode preparar o prato e conservar no congelador por 30 dias. Veja receita de assado de lentilha.

Quiche de brócolis

Quiche de brócolis. (créditos: Shutterstock) 

 

O quiche é um prato versátil e relativamente fácil de fazer. Eles duram até 3 meses no congelador contanto que fique dentro de um recipiente hermético. Veja receita de quinche de brócolis.

Mousse de limão

Mousse de limão. (creditos: Shutterstock) 

Mousse de limão é uma sobremesa que não tem erro. Quando conservado em um recipiente fechado, o preparo pode durar até 7 dias na geladeira. Veja receita de mousse de limão.

Pavê de chocolate branco

Pavê é uma sobremesa que também não pode ficar de fora da ceia de natal dos brasileiros. Se você quer sair do óbvio e preparar um doce diferente, nossa sugestão é o pavê natalino de chocolate branco. O doce pode ficar até 4 semanas no congelador sem sofrer nenhuma alteração no sabor e textura. Veja receita de pavê de chocolate branco.

Rondelli de presunto e queijo

 Rondelli de presunto e queijo. (créditos: Shutterstock)

Rondelli é uma receita de natal perfeita para os apaixonados por massas. Seu preparo é fácil e você ainda pode congelar os rondellis depois de montados e assar no dia da ceia. Veja receita de rondelli.

Enroladinho de salsicha

Enroladinho de salsicha. (créditos: Shutterstock) 

Mais uma opção de aperitivo para servir na ceia de Natal, o enroladinho de salsicha também pode ser preparado com antecedência. Depois de assados, é só esperar esfriar e congelá-los. Veja receita de enroladinho de salsicha.

Arroz de couve-flor

Arroz de couve-flor. (créditos: Shutterstock)

Essa é uma ótima receita para quem não quer abrir mão da dieta no Natal. O arroz de couve-flor lembra o tradicional, mas não tem carboidrato. Você pode prepará-lo e congelar em um recipiente hermético por até 30 dias. Veja receita de arroz de couve-flor.

Brigadeiro de leite em pó com recheio de morango

Brigadeiro de leite em pó com recheio de morango. (créditos: Shutterstock)

 

Brigadeiros são bem-vindos em qualquer ocasião. Para deixar a sua ceia de natal mais doce, que tal preparar um doce de leite ninho recheado com morango? Depois de pronto, eles podem ficar por até 3 meses no congelador. Veja receita de brigadeiro de leite em pó com recheio de morango.

Sorvete caseiro com cobertura de chocolate

Essa receita de sorvete caseiro é uma escolha refrescante para servir aos convidados depois da ceia. Você pode prepará-lo com 2 semanas de antecedência e guardar no congelador até o dia 24 de dezembro. Veja receita de sorvete caseiro com cobertura de chocolate.

Banoffee

Banoffee é uma sobremesa deliciosa que ainda possui um visual incrível para compor a mesa da ceia de Natal. De origem inglesa, essa torta encanta pela sua combinação incrível de sabores. Depois de pronto, ele pode permanecer por até 3 meses no congelador. Veja como fazer banofflee de banana.

Recheio para frango assado

Recheio para frango assado. (créditos: ShutterstocK)

Fazer um recheio delicioso para acompanhar suas aves de Natal é fundamental. Para agilizar o trabalho, uma dica é prepará-los com antecedência e armazenar no congelador o grande dia. Veja receita de recheio para frango.

Bolinho de bacalhau

O bolinho de bacalhau é um aperitivo delicioso para servir aos convidados na ceia de Natal. Você pode congelar os bolinhos modelados dentro de um saco fechado por até 3 meses. Veja receita de bolinho de bacalhau.

Tiramisu

O tiramisu é uma sobremesa italiana feita à base de queijo mascarpone, café, biscoito champanhe e chocolate em pó. Além de ser uma delícia, o doce é fácil de fazer e pode ficar no congelador por até 3 meses. Veja receita de tiramisu.

Rosbife

O rosbife pode ficar até 3 até meses no congelador depois de pronto. Você só precisa colocá-lo em um recipiente com tampa ou em uma assadeira coberta por plástico filme. Veja receita de rosbife.

Salpicão sem a maionese

Você pode congelar o salpicão 15 dias antes de consumir, mas sem a maionese, uma vez que ele pode estragar. Nesse caso, o ideal é deixar tudo montado em um refratário e acrescentar o molho no dia da ceia. A batata palha também é outro ingrediente que só dele ser adicionado ao prato na hora de consumir. Vejareceita de salpicão de Natal.

Lentilhas

Lentilhas são figurinhas carimbadas em festas de fim de ano. Depois de cozidas, elas podem ficar até 3 meses no congelador. Inclusive, para manter os grãos macios, uma dica é congelá-las junto com um caldo. Veja receita de lentilhas.

Cheesecake de morango

Cheesecake de morango. (créditos: Shutterstock)

Cheesecake de morango é uma sobremesa clássica que combina com qualquer ocasião. Prepare a massa e o creme e, depois de prontos, leva ao congelador em um recipiente coberto por plástico filme ou papel alumínio. O tempo máximo de congelamento é de até 1 mês. Já a calda deve se preparada somente no dia da ceia para ficar mais fresca. Veja receita de cheesecake de morango.

Temas relacionados