• Entrar
  • Cadastrar
Como impressionar na ceia de Natal: as melhores dicas de temperos, receitas fáceis e truques de chef!

Prepare uma ceia de Natal que vai surpreender toda a família com essas dicas e receitas festivas

Do prato principal à sobremesa: as dicas para a ceia de Natal perfeita (Créditos: Shutterstock)

Montar uma ceia de Natal completa e que agrada toda a família pode ser um desafio maior do que imaginamos antes de começar. São pratos com peru, Chester ou tender inteiros, acompanhamentos de Natal e sobremesas grandes para todo mundo. Mas com algumas dicas simples é possível preparar uma mesa repleta de comidas deliciosas, bem temperadas e sem sufoco na cozinha. Descubra no TudoGostoso os melhores truques para arrasar na ceia de Natal e impressionar a todos.

Saiba como temperar peru de Natal

Para muita gente comer peru no Natal é indispensável na ceia, mas para quem não tem o costume de preparar esta ave pode parecer difícil. A maioria das carnes de Natal já vem com algum tempero, mas nada impede que você adicione seu próprio tempero para ficar mais saboroso. Para que o sabor todo fique em cada pedaço, você precisa descongelar o peru na geladeira pelo menos 15 horas antes, caso contrário ele não irá “grudar” na carne.

Um tempero simples de peru de Natal pode ter alho, açafrão e ervas finas, mas a combinação de sabores adocicados também combina com a carne. Colocar manteiga, mostarda, vinho e melaço deixa a ave muito mais suculenta. E mais uma dica para a carne ficar bem temperada e macia: deixe o peru em uma marinada com os ingredientes para absorver bem.

Não deixe a coxa da ave queimar

Os pratos principais com aves no Natal normalmente usam a carne inteira. Por causa disso, é importante ter cuidado para que todo o alimento cozinhe uniformemente para não deixar uma parte crua enquanto a outra assa demais e acaba seca. Use uma boa marinada para dar umidade para a carne, especialmente a coxa que fica mais na extremidade. Regue o peru de tempos em tempos enquanto está no forno para reforçar o efeito.

A dica de mestre para não queimar a coxa do peru de Natal é colocar um pedaço de papel-manteiga por cima de cada coxa e prendê-las junto ao corpo com um barbante. Desta forma você protege essa parte do alimento e ainda possibilita que ela asse junto, sem uma parte ficar pronta antes da outra.

Aposte em receitas fáceis

Você pode querer fazer uma ceia completa com todos os acompanhamentos do mundo, mas não precisa passar horas na cozinha para isso. Aposte em receitas fáceis e rápidas de preparar e que são tão gostosas quanto qualquer outra. O salpicão de frango simples é só misturar os ingredientes e guardar na geladeira. As receitas de Natal com frango com um todo são opções práticas, como a torta de frango de liquidificador, a farofa de miúdos de frango e o frango assado inteiro e descomplicado.

O arroz branco é uma guarnição coringa em qualquer festa, mas uma maneira de deixá-lo mais festivo com facilidade é fazer um arroz com nozes e uvas passas. A salada tropical de Natal leva apenas 5 ingredientes bem festivos e com um sabor fresco e adocicado. E não dá para esquecer da clássica macarronese.

Use truques para descascar castanhas

Castanhas são ingredientes tradicionais da ceia de Natal, seja como petisco enquanto a ceia não começa, como parte de outros pratos como salpicão e arroz, ou decorando bolos e sobremesas. Mas descascar uma a uma é cansativo e comprar descascado pode sair caro. Por isso vale a pena usar truques de chef para tirar as cascas duras desses alimentos sem sufoco.

Dá para descascar castanhas em apenas 3 minutos fazendo um corte na horizontal e depois colocando em uma panela com água quente. Depois é só cozinhar as castanhas na panela de pressão ou no forno para usar nas receitas. O truque para tirar casca das castanhas usando água quente também funciona com outras oleaginosas, inclusive com a casca da amêndoa.

Não erre no ponto do pavê

O pavê de Natal tem que ser bom também para comer. Essa sobremesa festiva é fácil de preparar, mas precisa ter cuidado para não ficar mole demais ou duro demais. Não importa se é um pavê de chocolate, um pavê de morango ou um pavê de pêssego tradicional da sua família, é importante não errar no ponto do pavê de Natal para que fique na consistência certa.

Para fazer o pavê perfeito, escolha um biscoito de qualidade que não seja nem muito fino, nem muito grosso. Caso use um recheio mais firme, como brigadeiro, é interessante molhar de leve com leite. Mas cuidado que precisa ser bem rápido para não encharcar e desmanchar por completo. Se usar um recheio mais cremoso e úmido, não precisa molhar o biscoito que o próprio recheio dá conta. Caso o creme esteja muito líquido, a dica para salvar o doce é engrossar com amido de milho.

Veja mais:

Como fazer biscoito de Natal decorado: impressione amigos e familiares com essa receita simples e tão querida!
30 receitas de Natal que você pode preparar com antecedência e congelar!
8 coisas espetaculares que você só vai ver no Natal do Brasil

Temas relacionados