O pavê é o clássico que não pode faltar em nenhuma data especial. Por isso, é comum que existam tantos sabores diferentes desse doce. Aqui mesmo no TudoGostoso, você aprende como fazer pavê de doce de leite, pavê de chocolate branco, pavê de paçoca e muito mais! Apesar de tão popular, algumas pessoas têm dificuldade de acertar o ponto do pavê, acabando por deixar mole demais ou duro demais. Para hoje, nós vamos ensinar como não errar o ponto do pavê e surpreender todo mundo com o sabor da receita. Confira!
Dicas para acertar no ponto do pavê e deixar sua sobremesa ainda mais gostosa
O pavê é composto por duas partes importantes: o biscoito e o creme (que pode ser mais de um). O biscoito de maisena é o mais comum no preparo desse doce no Brasil, mas também pode ser usado bolacha champagne, biscoito maria e até biscoito Negresco, tudo vai depender da receita.
1. Biscoito do pavê
Para a forma tradicional, o biscoito de maisena precisa ser de qualidade. Não pode ser muito grosso nem muito fino, e é preciso entender se é realmente necessário molhá-lo no leite. Nessa parte, o ponto do pavê varia muito e vai de pessoa para pessoa: algumas preferem mais firme e outras mais macio. Se você prefere macio, molhe no leite, mas rapidamente e bem pouco, para não encharcar, porque aí, sim, vai ficar horrível.
Entender se precisa molhar o biscoito também é necessário levar em consideração o tipo de recheio. Um pavê de brigadeiro, por exemplo, tende a ter um recheio mais firme e menos úmido, então o biscoito não absorverá tanta umidade. Já um pavê de creme de confeiteiro, que é um recheio mais cremoso e menos grosso, é mais úmido, e essa umidade transfere para o biscoito.
2. Recheio do pavê
Agora, o ponto de recheio do pavê não pode ser muito grosso, nem muito líquido. O creme de chocolate, por exemplo, é um creme bem menos encorpado do que um brigadeiro. Para atingir o ponto ideal, é preciso prestar atenção nos ingredientes e se certificar de que todos sejam de qualidade. Na hora do cozimento, se estiver muito líquido, o amido de milho é um ótimo aliado para deixá-lo mais cremoso. Porém, atenção! Nada de sair jogando amido direto no creme, dilua-o em um pouquinho de água ou leite e vá adicionando aos poucos, com cuidado para não exagerar.
Caso o recheio que você deseje fazer tenha os mesmos princípios do brigadeiro (cozinhar o leite condensado com algum ingrediente), você não deve chegar ao ponto de enrolar. O brigadeiro precisa estar mais líquido e cremoso. Sabe quando ele está desgrudando do fundo da panela? Já passou no ponto. Se isso acontecer, adicione um pouco de leite e misture tudo. Lembre-se sempre que o creme engrossa quando esfria, e isso vale para qualquer tipo de recheio.
Veja mais:
Esse pavê de biscoito da Bruna Biancardi é tudo que você precisa comer agora para esquecer que é segunda-feira!
Pavê de leite ninho com morango é a sobremesa gelada que NÃO PODE FALTAR no seu fim de semana