• Entrar
  • Cadastrar
Receitas de Natal: como cozinhar castanha-portuguesa de um jeito fácil e rápido
Fazer castanha-portuguesa é fácil! Seja assada ou na panela de pressão, a fruta só precisa ser temperada com sal e fica pronta em cerca de 30 minutos. Veja o passo a passo!

Quando pensamos em comidas para servir no Natal, certamente a castanha-portuguesa está entre elas. A fruta faz sucesso nas festas de final de ano e pode ser servida como petisco ou até em farofas, bolos e sobremesas. Na Europa, o mais comum é que seja consumida assada, mas por aqui ela faz mais sucesso quando é cozida. À primeira vista, a casca dura e grossa pode assustar quem não conhece o alimento, mas saiba que prepará-lo é muito simples! Quer saber como? É só olhar as dicas a seguir!

Castanha-portuguesa para servir no Natal: veja como fazer!

Castanhas portuguesas assadas com sal grosso Castanha-portuguesa é uma compnhamento perfeito para a ceia de Natal

Como escolher castanha-portuguesa?

Para acertar na hora de escolher a castanha-portuguesa fique sempre de olho na casca e na rigidez do alimento. As melhores opções são aquelas com casca lisinha, sem machucados e manchas. Outro truque bacana é apertar a castanha antes de colocar na sacola. Ela deve estar bem firme. Se o dedo afundar, melhor deixar essa unidade de lado. É importante sempre higienizar bem as castanhas em água corrente antes de consumir, já que vão ser preparadas com a casca.

Como preparar castanha-portuguesa?

Você pode preparar as suas castanhas portuguesas de duas maneiras: cozidas ou assadas. A boa notícia é que as duas opções são bem fáceis de fazer! Na primeira, o ideal é usar uma panela de pressão para acelerar o processo. Assada ou cozida, a castanha-portuguesa só precisa ser temperada com sal. O segredo é sempre fazer um corte na lateral de cada unidade, tirando um pouco da casca, para garantir que essa parte vai sair com facilidade depois do preparo, e facilitar o consumo.

Castanha-portuguesa na panela de pressão

Após higienizar e fazer o corte na lateral de cada castanha, você só precisa colocar o alimento na pressão com água e sal. Para 500 gramas de castanha, você pode usar duas colheres de chá de sal e encher a panela até chegar a uma altura de cerca de dois dedos acima da fruta. Depois disso é só fechar a panela, e deixar cozinhar por 30 minutos após apitar. Para finalizar, você espera a pressão sair e pode servir quentinha mesmo, quando vai ser mais fácil tirar a casca e a polpa estará mais macia. Quem gosta do alimento mais doce pode adicionar pitadas de canela ou até erva doce na receita.

Castanha portuguesa assada

O pré-preparo é o mesmo nessa receita: higienizar as castanhas e depois tirar uma lasquinha da casca. Em seguida, distribua as unidades na assadeira, polvilhe sal por cima (pode ser fino, grosso ou marinho) e leve ao forno preaquecido por 30 minutos a 200 °C. Aproveite para servir quentinha.

Receitas com castanha portuguesa

Farofa com castanha-portuguesa

Esse acompanhamento é perfeito para as receitas de Natal. Você pode incrementar a receita com uvas passas, amendoim e bacon.

Maron-glacê

Essa receita usa diversas frutas cristalizadas, nozes, cereja e um toque especial de whisky. É bem cremosa e ideal para servir como sobremesa após a ceia.

Veja mais

Arroz de Natal: 11 receitas diferentes para quem foge do arroz com passas

Gemada de Natal: como fazer a bebida fácil que é sucesso garantido nas festas de fim de ano

Temas relacionados