Tradicionalíssimo na região Sul, principalmente no inverno e nas festas juninas, o pinhão, que na verdade é a semente da Araucária, pode ser consumido de diversas formas. Por ser muito duro e regional, nem todos sabem como cozinhar pinhão, mas fique tranquilo que o TudoGostoso te ensina de um jeito bem prático.
Feito do jeito certo, o pinhão pode ser comido puro como aperitivo ou compor diferentes pratos, como sopas, arroz e até bolo. Quer aprender como cozinhar pinhão e ainda conhecer diversas receitas? Continue a leitura!
Pinhão é semente típica do Sul do Brasil com sabor característico
Quanto demora para cozinhar o pinhão?
O tempo de cozimento pode variar de acordo com o pinhão. Quando as sementes estão mais velhas demoram mais para amolecerem, mas em média o tempo de cocção é de 35 a 40 minutos, usando a panela de pressão.
Como cozinhar pinhão?
Comece lavando bem o pinhão antes de cozinhar. Depois coloque na panela de pressão e cubra com água. A proporção ideal é cerca de um litro de água para um quilo de pinhão. Por último, coloque sal. Como as cascas das sementes são bem grossas, é importante caprichar no sal para que ele consiga penetrar na polpa e temperá-la. Para a quantidade mencionada, nossa sugestão é ¼ de xícara de sal.
Tampe a panela e comece a esquentar com o fogo alto até pegar pressão, ou seja, começar a apitar. Depois reduza a chama do fogão e espere 40 minutos, tempo em que os pinhões devem ficar macios.
Em seguida, desligue o fogo e espere a panela perder toda a pressão e, então, abra-a. Prove um dos pinhões para ver se está macio o suficiente e se a casca sai com facilidade. Se necessário, volte para pressão por mais uns minutos. Depois de cozido, basta descascar e servir! Se preferir, pode colocar um pouco mais de sal em cima dos pinhões já descascados para dar mais sabor.
Tem que cortar a ponta do pinhão?
Se você já ouviu falar que precisa cortar a pontinha do pinhão antes de cozinhar, saiba que esse é um passo opcional. Esse corte serve para facilitar a remoção da casca do pinhão depois de cozido. Mas há quem prefira cozer a semente inteira mesmo, já que remover seu interior é fácil depois que fica macia. Basta apertar a base do pinhão que a casca abre e a semente sai por cima.
Como cozinhar o pinhão na panela normal?
Caso você não tenha panela de pressão ou não goste de usar, saiba que é possível cozinhar o pinhão na panela normal. A principal diferença é o tempo de cozimento, que costuma ser três vezes maior do que em comparação com a pressão.
Então, se na panela de pressão demora cerca de 40 minutos, na panela comum vai demorar duas horas. Além disso, é importante monitorar o nível de água do cozimento. Com o tempo, a água evapora e é necessário repor.
Quanto tempo dura o pinhão cozido?
Depois de cozidos, os pinhões devem ser armazenados na geladeira. Em embalagens bem fechadas, as sementes ficam bem conservadas por até cinco dias. Por isso, se quiser colocar o pinhão na sua lista de comidas de Festa Junina, dá para preparar com alguma antecedência para não ter muito trabalho no dia.
Receitas deliciosas com pinhão
Arroz de pinhão é alternativa para mudar o prato do dia a dia
Viu como é fácil cozinhar pinhão? Depois de macios, eles são ótimos aperitivos, mas também podem compor receitas deliciosas, inclusive as doces. Nesse caso, o ideal é não colocar sal na água do cozimento. Veja as opções!
Que tal uma farofinha de pinhão? A farinha deve ser feita com a própria semente cozida, apenas a triturando no liquidificador. Depois refogue meia cebola e bacon picadinho e adicione o pinhão. Fica ótimo!
A paçoca de pinhão é uma receita salgada, feita com carne moída, bacon, calabresa e temperos. Só pela lista de ingredientes já dá para saber que fica uma delícia, né? Experimente na sua casa!
Uma sopinha para espantar o frio é tudo de bom e a de pinhão ainda tem a cara do inverno! Essa leva bacon e peito de frango. Sirva para sua família que é sucesso na certa!
Já provou o entrevero? É um prato de influência espanhola, típico no sul do Brasil. Sua base é de carnes, legumes e, claro, pinhão! Veja o passo a passo completo!
Essa é a receita perfeita para sua Festa Junina e a gente pode provar! Afinal, combinar pinhão com bolo não pode dar errado. A massa fica fofinha e leve, contrastando com a crocância do pinhão. Todo mundo vai amar!
Cansou do arroz do dia a dia? O pinhão dá cara nova e muito sabor para esse acompanhamento rotineiro. Bacon e linguiça dão um toque ainda mais especial. Vale a pena provar!
Achou que tinha acabado? O pinhão é tão versátil que dá para fazer croquete também. Esse aperitivo vai deixar qualquer reunião com os amigos mais gostosa. Leva, ainda, queijo parmesão ralado. Delícia!
Veja mais:
Como fazer caldo verde? Receita do TudoGostoso deixa o caldo cremoso e cheio de sabor
Receitas veganas para sua Festa Junina: divirta-se com pratos sem ingredientes de origem animal
Como fazer fondue fácil: receitas e dicas para um jantar perfeito com fondue de queijo, carne e chocolate