• Entrar
  • Cadastrar
Como limpar moela de frango: aprenda o jeito mais fácil e que vai deixar esse ingrediente pronto para suas receitas
Apaixonado por moela? Descubra como limpar moela de um jeito prático para você ter o ingrediente sempre pronto para suas receitas!

Considerada uma "carne de segunda", a moela é feita do que chamamos de miúdos do frango. Fácil de ser preparada e ainda mais fácil de ser achada nos mercado, ela é uma baita economia na cozinha. Porque, com ela, conseguimos preparar pratos cheios de sabor, sem gastar muito. Pensando nisso, resolvemos desvendar uma das partes do preparo que a maioria das pessoas tem dúvidas. Vem com o TudoGostoso e aprenda como limpar moela de frango de uma vez por todas.

Aprenda de uma vez por todas como fazer essa preparação antes de cozinhar o ingrediente Aprenda de uma vez por todas como fazer essa preparação antes de cozinhar o ingrediente

Como limpar moela de frango

Descongele a moela

Tudo começa quando você compra a moela no mercado. Ela pode ser fresca ou congelada, normalmente, é mais fácil encontrá-la congelada. Ainda mais se o seu mercado não for muito grande e não possuir uma área de açougue. Por isso, a primeira coisa que você deve fazer nesse passo a passo é descongelar a moela que você comprou.

Dica: se você for usar moela fresca, só siga os passos após a parte de descongelar. O mesmo vale para a moela fresca, mas que por algum motivo, você acabou congelando.

Para descongelar a moela, como sempre indicamos nos descongelamentos, o ideal é deixar acontecer "naturalmente!. Não coloque no micro-ondas, ou água quente, ou ainda, fora da geladeira. Desça a moela do freezer para a geladeira em um prato ou pote e deixe lá por algumas horas até que ela esteja completamente descongelada. Assim que isso acontecer, retire o ingrediente do recipiente de origem e coloque em um recipiente maior.

Faça a primeira lavagem

Com a moela já descongelada e dentro de um recipiente, leve para a pia e deixe a água corrente em cima. Com as mãos, vá limpando a moela. Normalmente esse item vem com algumas sujeirinhas dentro ou até mesmo colada diretamente na carne. Não é comum isso acontecer com frequência, principalmente nas que já vem embaladas, mas faça esse passo para garantir que ela está completamente limpa. Depois, deixe as moelas dentro do recipiente com um pouco de água.

Corte e limpe a moela com a faca

Em seguida, com o auxílio de uma tábua, vá retirando moela por moela do recipiente e arrancando os pedaços que não são indicados de ficarem nela. São as partes mais amarelas e borrachudas, você pode retirar com uma faca pequena e afiada ou tentando arrancar com as mãos mesmo. A gente sugere usar a faca, porque além de agilizar o processo, você garante que a moela continuara inteira. Depois de retirar esses pedaços indesejados, volte a moela para o recipiente, mas sem a água dessa vez.

Finalize e use nas receitas

Agora, para finalizar, coloque por cima das moelas um pouco de água morna, de modo que cubra tudo. Depois, junte um copo de vinagre branco, misture e deixe reservado por pelo menos 20 minutos. Depois, passe na água corrente novamente e verifique se ela está completamente limpa. Pronto, agora a moela está pronta para receber o corte desejado e ser usada nas suas receitas.

Receitas com moela

Que tal aproveitar que você aprendeu como limpar moela de frango e começar a preparar receitas com moela deliciosas? Confira!

Moela de botequim

Moela na cerveja

Moela acebolada

Veja mais:

Comida simples e fácil para o dia a dia: veja opções com carne, frango e peixe para o seu cardápio da semana

17 receitas de guisado deliciosas para agradar todos os gostos

Temas relacionados