Ícone do blog TudoGostoso
Blog
  • Ícone de receitas favoritadas
    Receitas favoritas
  • Foto do usuário
  • Imagem enviada por Inez Mendes
Preparo
Rendimento 10 porções
Comentários 4

Ingredientes

  • 1/2 kg de castanha portuguesa

  • Sal a gosto (1 colher de chá ou 1/2 colher de sobremesa)

Modo de Preparo

  1. Corte um pedacinho pequeno da pontinha de cada castanha, para que o sal pegue.

  2. Coloque em uma panela de pressão, cubra com água e coloque o sal.

  3. Quando pegar pressão, deixe por cerca de 20 minutos.

  4. Descasque e sirva-se!

Informações Adicionais

  • O natal é um dia de confraternizar junto da família e amigos, além disso já é sinônimo de uma mesa com comidas deliciosas e decoração impecável! As comidas típicas desse dia são simplesmente maravilhosas, tornando difícil decidir o que escolher para servir na ceia.  e claro não podemos esquecer de incluir as receitas mais tradicionais desse período.

    A ceia de natal, normalmente, conta com entradas em que são servidos petiscos como o bolinho de bacalhau e outros salgadinhos, o prato principal com o famoso peru de natal mais acompanhamentos da sua escolha e, para fechar, uma sobremesa – neste caso, as irresistíveis rabanadas. Agora que você já sabe como cozinhar castanha portuguesa, conheça algumas outras deliciosas receitas que não podem faltar no seu natal!

    Para entender o porquê dessas receitas deliciosas sempre estarem presentes no seu jantar, selecionamos os principais pratos que sempre estão presentes na ceia de natal e as tradições em torno deles.

    Nozes e castanha: Ótimos para petiscos antes do jantar ou até na hora da sobremesa, eles entraram na tradição natalina, pois na Europa essas plantas davam frutos exatamente na época do natal. Ainda bem que você já aprendeu como fazer castanha portuguesa!

    Peru de natal: O peru tornou-se um dos pratos típicos natalinos e que não pode faltar no seu jantar. Ele virou símbolo dessa festa graças aos norte-americanos, que têm o costume de comer o peru no dia de Ação de Graças, atribuindo, desta forma, fartura e prosperidade ao consumo da ave. Uma alternativa para esse prato é o chester ou o tender. Ambos ficam maravilhosos e você pode abusar na decoração desses pratos!

    Bacalhau: O bacalhau é uma alternativa para você que não gosta de carne. Ele pode ser preparado no forno ou até recheado e fica delicioso acompanhado de batatas cozidas. Essa tradição veio dos portugueses, que costumam servi-los na ceia de Natal.

    Rabanadas: Essa maravilhosa sobremesa também é de origem portuguesa, se tornou um prato típico natalino por ser uma forma de reaproveitar os restos do pão velho, em vez de jogá-los fora. As rabanadas se tornaram queridinhas dos brasileiros e não podem ficar de fora da mesa natalina de muita gente!

    Panetone: Essa deliciosa receita chegou no Brasil através de imigrantes europeus – ela era geralmente servida em eventos especiais. O panetone no Brasil tornou sinônimo de Natal, mas muita gente substitui as frutas cristalizadas por gotas de chocolate.

PELA WEB

Comentários

  • Eu coloco açúcar e canela na água do cozimento fica uma delícia

  • Adoro mas gosto de volocar junto um pouco de erva doce. Fica muito bom

  • Adorooooo!!

  • Eu coloco com erva doce na água do cozimento!

Ver mais