• Entrar
  • Cadastrar
10 chás que você pode fazer para aproveitar as cascas de frutas

Preparar chás com as cascas das frutas  é uma ótima maneira de aproveitar seus nutrientes, além de evitar o desperdício de alimentos. 

Confira 10 opções de chá de casca de frutas e seus benefícios para a saúde. (créditos: Shutterstock)

Você tem o costume de aproveitar a casca das frutas que consome? Se a sua resposta for não, saiba que você provavelmente está desperdiçando muitos nutrientes importantes. Normalmente, as cascas, folhas, os talos e as sementes são as partes que contêm uma quantidade maior de vitaminas, minerais, antioxidantes e outras substâncias que oferecem muitos benefícios à saúde. Uma das melhores maneiras de aproveitar todos esses compostos é utilizar as cascas para preparar chás.

Pensando nisso, o TudoGostoso separou 10 opções de chás de cascas de frutas e todos os seus benefícios. Confira!

10 chás que você pode fazer para aproveitar as cascas de frutas

Chá de casca de maracujá

O chá de casca de maracujá é uma bebida conhecida pelas suas propriedades calmantes. Elas ajudam a acalmar o sistema nervoso e aliviar o estresse e a ansiedade. A bebida também pode ser eficaz para promover o relaxamento e melhorar a qualidade do sono.

O chá de casca de maracujá ainda é rico em vitamina C e outros antioxidantes, substâncias que fortalecem o sistema imunológico, ajudando o corpo a combater infecções e doenças.

Chá de casca de banana

As cascas de banana contém nutrientes como potássio, magnésio, vitamina B6, vitamina B12 e vitamina C. Essa parte da fruta também é rica em fibras, grandes aliadas da saúde digestiva. Algumas pesquisas ainda sugerem que compostos encontrados na casca de banana podem ajudar a reduzir os níveis de colesterol LDL ("ruim") no sangue, melhorando a saúde cardiovascular.

Chá de casca de maçã

A casca de maçã é rica em fibras, especialmente pectina, que é uma fibra solúvel benéfica para a saúde digestiva. Elas contém uma quantidade significativa de antioxidantes como incluindo flavonoides e polifenóis, substâncias que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo, reduzindo o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas, câncer e doenças neurodegenerativas.

Chá de casca de limão

O limão é uma fruta refrescante e aromática. Uma ótima maneira de aproveitar os seus benefícios é preparar um chá com duas cascas. A bebida conta com a presença de antioxidantes, vitamina C e outras substâncias que auxiliam na digestão e fortalecem o sistema imunológico.

Chá de casca de manga

O chá de casca de manga contém uma variedade de antioxidantes, como polifenóis e flavonoides, que ajudam a combater os danos causados pelos radicais livres no corpo. A bebida também é rica em fibras e vitamina C.

Chá de casca de laranja

Aproveite as cascas da laranja para preparar um chá delicioso e rico em vitamina C. A bebida é uma ótima escolha para aliviar os sintomas de gripes e resfriados e seu aroma cítrico também tem efeitos positivos sobre o humor, ajudando a aliviar o estresse e a ansiedade.

Chá de casca de tangerina

A casca de tangerina é rica em antioxidantes, como flavonoides, vitamina C e betacaroteno. Este último é uma substância que tem a capacidade de ser biotransformada em vitamina A, uma substância que tem efeito muito positivo na saúde ocular e da pele. O chá de casca de tangerina também é ótimo para a digestão, pois estimula a produção de enzimas digestivas, aliviando sintomas como inchaço e queimação.

Chá de casca de abacaxi

A casca de abacaxi contém bromelina, uma enzima natural com propriedades anti-inflamatórias e digestivas. O consumo da bebida também auxilia na digestão, pois é rica em fibras dietéticas que promovem a saúde gastrointestinal.

Chá de casca de melancia

Embora o chá de casca de melancia não seja tão comum, a bebida pode oferecer alguns benefícios à saúde. A casca de fruta contém citrulina, um aminoácido que melhora a circulação sanguínea, reduz a pressão arterial e previne uma série de doenças cardiovasculares. A citrulina também alivia a fadiga muscular e promove a recuperação após a prática de exercícios físicos.

Chá de casca de goiaba

O chá de casca de goiaba é rico em antioxidantes, como vitamina C, licopeno, flavonoides e polifenóis. Além disso, a bebida possui propriedades antibacterianas que ajudam a prevenir cáries dentárias, gengivite e outras infecções bucais.

Como preparar chá de casca de frutas?

O preparo dos chás de casca de frutas é bem simples. Use uma faca ou descascador para retirar cuidadosamente a casca. Tente remover apenas a parte com cor, evitando a parte branca, pois ela pode deixar a bebida amarga. Em uma panela, coloque a quantidade desejada de água e leve ao fogo até ferver. Assim que a água começar a ferver, adicione as cascas da fruta. O ideal é utilizar cerca de 2 a 3 colheres de sopa de cascas por xícara de água, mas você pode ajustar essa quantidade de acordo com sua preferência de sabor.

Reduza o fogo e deixe as cascas da fruta em infusão na água por cerca de 10 a 15 minutos. Após esse tempo, desligue o fogo e coe o chá para remover as cascas. Seu chá de casca de frutas está pronto para ser servido!

É importante lavar bem as frutas antes de retirar a casca para garantir a remoção de quaisquer resíduos de pesticida ou sujeira. Se possível, sempre dê preferência a frutas orgânicas caso você planeje consumir a casca.

Veja também:

Quais os benefícios do suco de acerola com laranja? E se incluir mamão?
Quem joga cascas de banana no lixo está descartando um tesouro; entenda por quê
Caldo de legumes com talos e cascas: o jeito mais fácil de encorpar receitas

Temas relacionados