As frutas são alimentos importantes para quem busca uma alimentação mais saudável inserir na dieta, de modo geral. Fontes de fibras, elas apresentam inúmeros benefícios e muitas podem ser aproveitadas integralmente - da polpa até a casca. E você sabia que o abacate está entre as frutas mais nutritivas?
Usado no saboroso guacamole à clássica vitamina, o abacate é conhecido por ser rico em gorduras benéficas para o corpo, vitaminas C, A e E, fibras e minerais. “Uma porção de 100 gramas contém aproximadamente 9 gramas de gordura, a maioria monoinsaturada, conhecida por seus efeitos positivos no coração e na redução do colesterol. Consumir o abacate fresco e natural é a maneira ideal de desfrutar de seus benefícios”, indica a nutricionista Camila Lima, professora de Nutrição do Centro Universitário de Brasília (CEUB).
Porque o abacate é aliado do emagrecimento?
Quando consumido sem exageros, o abacate pode, sim, ajudar no emagrecimento, já que presença das proteínas aumenta a saciedade. “Uma fruta pequena, com 150 gramas de polpa (1 xícara de chá), fornece 400kcal distribuídos em 22g de gorduras, na sua maioria poli-insaturada, 3g de proteína, 10g de fibras e um pouco menos de 1g de açúcares”, conta Camila.
Mas evite o exagero: devido à alta densidade pela presença da gordura, se consumido em grandes quantidades, aumenta o consumo de calorias e provoca ganho de peso.
Abacate melhora na digestão e prisão de ventre
Sua saúde intestinal também melhora consideravelmente diante do consumo de abacate. “Cada 100 g de abacate fornece cerca de 6g em fibras, auxiliando de forma significativa no processo de digestão. Além disso, o abacate, junto com as gorduras saudáveis, ajudam na formação e eliminação das fezes pelo intestino”, diz a nutricionista.
Abacate é boa opção para ser consumido após exercícios
A fruta também é indicada pela especialista no pós-treino, devido às gorduras boas e as concentrações de glutationa, um poderoso antioxidante responsável por aumentar a síntese de GH, o hormônio relacionado à perda de gordura abdominal.
"Além da vitamina E, que aumenta a ação anti-inflamatória das gorduras ômega-6, ômega-9, o abacate é abundante em potássio, que regula a atividade muscular, podendo reduzir a fadiga, por exemplo”, afirma.
Para que todos esses benefícios sejam aproveitados, a nutricionista ressalta que o abacate deve fazer parte de uma dieta equilibrada e balanceada. “O consumo adequado deve ser de 2 a 3 colheres de sopa ao dia. A fruta pode ser associada a saladas ou consumido com uma colher (chá) de mel e cacau para aqueles que querem controlar a vontade de doce”, finaliza a nutricionista. Sabia desses “superpoderes” desta fruta?
Veja mais: