• Entrar
  • Cadastrar
Guacamole: descubra segredo de chef para um aperitivo ou acompanhamento perfeito, fácil e gostoso

Se você nunca fez guacamole na vida, você precisa aprender essas dicas de chef antes de preparar. Confira!

A guacamole é uma ótima opção de acompanhamento para o verão, e ela é bem fácil de fazer depois que você aprende os truques! (Créditos: Shutterstock)

A guacamole é um prato típico do México que consiste em uma pasta feita com ingredientes simples: avocado (ou abacate), cebola roxa, tomate, limão e coentro. Ela não precisa ir nem ao forno nem ao fogo, fazendo com que seja um prato rápido e fácil de preparar, além de muito gostoso.

Com a popularização da comida mexicana pelo mundo todo, essa pasta se tornou um prato bem famoso no Brasil, mas se você não sabe como fazer do jeito certo, não se preocupe, porque o TudoGostoso vai te ensinar as dicas de chef para fazer a guacamole perfeita. Confira!

Como fazer a guacamole perfeita: dicas de chef para uma pasta saborosa!

Para fazer uma guacamole perfeita e cheia de sabor, é preciso estar atento a alguns detalhes. Por ser um prato bem simples, esses detalhes fazem toda a diferença na hora de montar a receita.

  • Escolha abacates maduros: na hora de escolher os abacates, ou até mesmo os avocados, lembre-se de escolher aqueles que estão maduros, porém dispense os que estiverem muito moles. Para saber, aperte levemente. Se eles cederem só um pouco, estão no ponto perfeito. Mais do que isso, podem estar passados e até marrons por dentro.
  • Sempre dê preferência por ingredientes frescos: além dos abacates, também é importante ficar atento ao frescor e à qualidade dos demais ingredientes selecionados que você usará para preparar a guaca. Uma cebola roxa fresca, um coentro bem bonito e tomates suculentos farão toda a diferença!
  • Tempere bem: nada de ficar investindo só no limão e no coentro, viu? A guacamole também pode ficar ainda melhor se você acrescentar os temperos certos, como sal e pimentas, essas últimas que podem ser do reino moídas ou até mesmo dedo de moça picadinha.
  • Não amasse todo o abacate: a guacamole é conhecida por ser uma pasta em que o abacate é bem amassado, mas você sabia que você pode deixar uns pedacinhos pequenos inteiros? Isso garante mais textura ao prato, junto com os demais ingredientes.
  • Pique finamente todos os ingredientes: por falar em textura, para que o prato fique com uma textura agradável sem causar estranheza, o ideal é que todos os ingredientes sejam picados finamente e em tamanhos iguais, tanto a cebola quanto o tomate, o coentro e até os pedaços de abacate não amassados.
  • Guarde corretamente: é muito fácil cometer um erro na hora de armazenar a guacamole. Isso porque ela escurece facilmente e fica ruim facilmente. Para evitar que isso aconteça e fazer com que ela dure mais tempo na geladeira, o melhor é guardar a guacamole em um recipiente hermeticamente fechado e você ainda pode colocar o caroço do abacate junto, porque ele impede que a guacamole oxide tão rapidamente.

O TudoGostoso tem certeza que se você seguir essas dicas simples, você conseguirá fazer uma guacamole perfeita igualzinha de restaurante mexicano aí na sua casa!

Veja mais:

Guacamole e sour cream caseiros: 2 acompanhamentos refrescantes para fazer no final de semana de calor
O que acontece se comer abacate à noite? Efeito influencia no sono e até no emagrecimento

Temas relacionados