• Entrar
  • Cadastrar
O segredo de chef para fazer um macarrão alfredo que nem de restaurante

Tenha um fettuccine alfredo de restaurante em casa seguindo esses passos simples! 

Veja todas as dicas para que um macarrão alfredo perfeito em poucos minutos! (Créditos: Shutterstock)

O fettuccine alfredo é um clássico da gastronomia que todo mundo adora. Com sabor leve e neutro, ele é perfeito para acompanhar carnes e frangos. Ele também é bem rápido e fácil de fazer, se você souber a técnica para ficar perfeito. Não sabe? Não tem problema, porque é isso que vamos ensinar hoje! Vem que o TudoGostoso vai contar o segredo de chef para fazer o macarrão alfredo de restaurante!

Macarrão alfredo de restaurante: o segredo de chef para o prato perfeito!

Quase todo preparo tem um segredo para ficar perfeito, e não seria diferente com o fettuccine alfredo. O pulo do gato está mesmo na forma de misturar a massa ao molho, mas nós iremos ensinar todas as técnicas de chef para o prato dar certo. Confira!

Quase todo preparo tem um segredo para ficar perfeito, e não seria diferente com o fettuccine alfredo. O pulo do gato está mesmo na forma de misturar a massa ao molho, mas nós iremos ensinar todas as técnicas de chef para o prato dar certo. Confira!

O que deve ficar pronto primeiro: a massa ou o molho?

Nós estamos sempre falando de como é importante que a massa e o molho sejam cozidos no tempo certo, com a massa ficando pronta apenas quando o molho já está para que não corra o risco de ficar seca e formar aquela gororoba. Porém, no caso do molho alfredo, é preciso que os dois sejam feitos juntos e fiquem prontos ao mesmo tempo. Isso porque o molho alfredo precisa da água do cozimento da massa para poder chegar ao ponto perfeito de cremosidade.

O tempo de cozimento da massa é essencial

Assim como qualquer preparo que utilize macarrão, o tempo de cozimento certo é primordial para que o prato fique delicioso. E o melhor é que é muito simples saber quanto tempo ele precisa cozinhar: basta olhar a embalagem! Isso mesmo! Contudo, como o macarrão alfredo é finalizado na frigideira junto com o molho, você precisa diminuir 1 minuto do tempo total de cozimento para garantir que ele ficará al dente.

Os ingredientes certos para o molho alfredo

O macarrão alfredo é um dos mais fáceis e baratos de se fazer se você souber as técnicas. Ele só precisa de macarrão, sal, manteiga, água e queijo. Por isso, escolha ingredientes de boa qualidade para ter certeza que o sabor da sua massa ficará perfeito. Se você gosta e já tem o costume de usar algum tipo de manteiga, siga utilizando. Para o queijo ralado, dê preferência para aqueles mais duros e com sabor bem presente, como o queijo parmesão.

Como emulsificar o molho do macarrão alfredo

Quando a sua massa estiver chegando ao tempo final do cozimento, é hora de aquecer uma frigideira em fogo baixo. Assim que tiver aquecida, adicione a manteiga e já entre com a massa. Adicione uma concha da água do cozimento e o queijo ralado. Misture tudo muito bem até obter uma massa com molho cremoso e que esteja envolvendo tudo. Pode parecer fácil, mas é preciso ser rápido e ter atenção para dar tudo certo.

Para finalizar, você pode adicionar ingredientes como sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde e outros temperos, mas eles são opcionais.

Veja mais:

Tem sobras de macarrão na geladeira que não aguenta mais? Então pega essa receita de bolinho frito com a massa!

Temas relacionados