A cozinha é um ambiente que deve ser muito bem pensado para não dar mais trabalho do que já dá normalmente, principalmente quando o assunto é faxina. Toda a decoração e organização da cozinha precisa ser prática para o nosso dia a dia, e aqui no TudoGostoso, você encontra várias dicas de como deixar a sua cozinha mais funcional. Hoje vamos falar de um assunto um tanto quanto polêmico: afinal, vale a pena ter cortina na cozinha? Alguns amam, outros odeiam, mas o TudoGostoso está aqui para dizer de uma vez por todas quando você precisa ter uma cortina na cozinha, além de te ajudar a escolher o melhor tipo e dar dicas de cuidados com elas. Vem só aprender!
Entenda a seguir quando você deve ter cortina na cozinha e qual o melhor modelo para o seu cômodo!
Pode colocar cortina na cozinha?
Sim, é claro que pode colocar cortina cozinha! Na verdade, esse é um hábito muito comum e até antigo. Muitas pessoas precisam colocar cortina na cozinha para impedir a entrada excessiva de iluminação, como sol batendo em algum móvel ou eletrodoméstico. Já outras pessoas precisam por conta de privacidade, principalmente quem mora em apartamento. Afinal, as janelas de prédios podem ser bem próximas umas das outras, e é bem desagradável andar dentro de casa sem privacidade.
Porém, colocar a cortina na cozinha não é uma tarefa tão simples quanto colocá-la em outros cômodos, já que é preciso levar muitas coisas em consideração: o tipo de cortina, o local, as cores e o material. Mas, calma, nada de se desesperar porque o TudoGostoso vai te ajudar nessa!
Quando não devo ter cortina na cozinha?
Como para tudo, sempre existem algumas exceções, e a cortina na cozinha não seria diferente. Se colocar uma cortina na cozinha for apenas por uma questão estética, talvez valha a pena você avaliar se deseja esse trabalho extra na hora de faxinar a casa. Por mais fácil de limpar que seja a cortina escolhida, ela ainda demandará cuidado e atenção, e você pode acabar se arrependendo.
Além disso, existe uma situação em que você não deve ter cortina na cozinha: quando a janela ficar em cima do fogão. A gente sabe que esse tipo de disposição é muito ruim, mas pode ser inevitável, ainda mais em imóveis alugados. Nesse caso, a cortina nunca é indicada, pois corre o risco de causar acidentes como incêndios. Se você estiver incomodado com a quantidade de luz solar ou com a falta de privacidade, o ideal é buscar alternativas às cortinas, como são os casos das películas insufilm. Atualmente, já é possível encontrar no mercado películas com tecnologia que garantem privacidade, controle do calor e proteção UV sem escurecer o ambiente.
Como escolher a cortina para cozinha
Agora vamos ao que importa mesmo: como escolher a melhor cortina para a sua cozinha. A verdade é que existem muitos modelos diferentes que você pode utilizar, e cada tipo terá pontos a favor e contra. Os modelos de cortina mais usados nas cozinhas são aquelas de renda, de crochê, de tecido impermeável e as persianas em PVC. Vamos explicar um pouquinho sobre cada uma delas:
- Cortinas de renda e crochê:
As cortinas de renda e de crochê são bem comuns em casas do interior, seja em fazendas ou praias. Esses dois modelos dão mais delicadeza à cozinha, deixando-a mais charmosa e leve. Porém, elas são delicadas até demais quando o assunto é lavagem, e podem ficar manchadas de gordura com facilidade.
- Cortinas de tecido impermeável:
As cortinas de tecido impermeável são bastante utilizadas, principalmente aquelas que podem ser lavadas na máquina, fazendo com que elas sejam mais práticas na hora da limpeza. Além disso, elas sãos muito indicadas para cozinhas com decoração mais clássica.
- Persiana de PVC:
A persiana de PVC é uma das mais resistentes, tendo uma boa durabilidade sem correr riscos de pequenos rasgos ao longo do tempo. O problema está no fato de que você não pode tirá-las para lavar, e elas devem sempre entrar no seu cronograma de faxina para que não acumulem muita gordura. Apesar disso, elas são bem fáceis de limpar, e você pode usar produtos desengordurantes (ou misturinhas caseiras com vinagre e limão) para remover qualquer resquício. Caso esse seja o seu modelo de cortina escolhido, tenha em mente que as persianas horizontais são as mais indicadas para a cozinha, dando um toque moderno ao ambiente.
Cuidados com a cortina da cozinha que você precisa ter
Agora que você já sabe tudo sobre cortina de cozinha, chegou a hora de darmos as dicas finais para que elas durem e para que você não tenha trabalho exagerado na hora de mantê-las.
A cortina, assim como todos os outros itens da cozinha, precisa de atenção na hora da limpeza. Nada de fazer a faxina e deixá-las de fora, viu? Ela precisa ser higienizada com frequência, não deixando passar muito tempo entre uma limpeza e outra para não acumular gordura demais, transformando o trabalho doméstico em algo de outro mundo. Seguindo essas dicas, sua cozinha estará sempre perfeita!