• Entrar
  • Cadastrar
Erro de cozinha que você COM CERTEZA faz em casa: pano molhado na pia! Entenda o motivo

Ao deixar um pano úmido na pia, estará cometendo um erro sem ao menos saber! Mas quais os motivos para isso? Descubra no TudoGostoso!

Pare de utilizar o pano para limpar a pia. (Créditos: Shutterstock)

A cozinha é um dos ambientes mais críticos da casa quando o assunto é proliferação de bactérias. E essa situação piora quando pensamos no pano molhado que fica na pia, geralmente usado para deixar o local seco e limpo, mas que acaba absorvendo a umidade e microrganismos nada agradáveis. Descubra agora os motivos para deixar de cometer esse erro em casa!

O uso de pano na pia

Utilizar o pano após lavarmos a louça é uma prática comum! O famoso rodinho de pia é usado para secar e concentrar os restos de comida na tampa do ralo, facilitando no processo de higienização. O uso do pano é semelhante, mas algumas pessoas dão preferência a ele porque além dessas funções, o material sintético ainda permite a limpeza da parte interna da pia, eliminando os excessos de gordura e deixando o local brilhando.

Deixar o pano molhado na pia não é nada higiênico

Quando é colocado um pano úmido sob a pia, o local acaba se tornando um ambiente propício para o crescimento de bactérias, mofo, fungos e outros microrganismos por estar sempre úmido, absorvendo sujeiras e gorduras, ao mesmo tempo que também espalha. Isso pode causar a contaminação cruzada, tornando os utensílios de cozinha e a pia sujos e potencialmente perigosos para a saúde.

Pano molhado gera um odor desagradável

Como o pano úmido acumula bactérias e mofo, é comum que com o passar do tempo ele acabe gerando um cheiro ruim pela a sua cozinha. Isso acontece porque as toxinas são liberadas e em alguns casos esse odor pode até ser prejudicial para a saúde humana, agravando a sinusite, por exemplo.

Cuidados a serem tomados com o pano

Nem tudo está perdido! O grande erro está no excesso de umidade em conjunto com a gordura e as sujeiras. Então, sempre que finalizar a limpeza da pia, troque o pano por outro limpo e seco. Quando for lavá-los, utilize materiais como detergente, sabão ou água sanitária, já que esses produtos são poderosos contra bactérias. Mas por se tratar de algo bem sujo, não lave junto com outros panos e toalhas ou isso pode acarretar em mais problemas. De preferência, deixe secar ao sol ou em um ambiente arejado.

Veja mais

Pare de pendurar o pano de prato no fogão! Veja os riscos à sua saúde
Vinagre realmente clareia pano de prato ou é mentira? Veja o que a ciência tem a dizer!
Cuidado com as bactérias! Veja como higienizar a pia após manusear frango e evite a contaminação

Temas relacionados