A carne de frango é uma das que mais consumimos todos os dias, principalmente por conta do seu custo-benefício. Rica em proteínas e com muitos nutrientes que precisamos para uma alimentação saudável, a carne de frango também pode ser preparada de muitas maneiras, o que a torna muito versátil. Contudo, o frango cru precisa de um manuseio cuidadoso para que não contamine outros alimentos ou superfícies da cozinha; e isso inclui saber como higienizar a pia do jeito certo. Mas nada de se preocupar, você vai aprender que é muito fácil a seguir!
Como higienizar a pia da maneira certa depois de mexer com frango
Veja o jeito certo de limpar a pia e a bancada da cozinha após cortar ou temperar frango
Por que não se deve lavar o frango
Antes de começarmos, precisamos deixar bem claro que você nunca deve lavar o frango, ou nenhuma outra carne, para tentar remover as bactérias. Lava não remove essas bactérias e pode até contaminar a pia e outros alimentos quando a água espirra. Para melhor processo para garantir que sua comida não estará contamina é cozinhá-la bem.
Por que retirar os itens da pia e da bancada antes de mexer com frango
Como a gente disse anteriormente, as bactérias e outros micro-organismos presentes no frango cru podem se espalhar pela pia, bancada e outros itens que estejam perto, mesmo sem lavar. Isso porque, na hora de limpar, cortar e temperar, acabamos por mexer em outros itens.
Ou seja, o melhor a fazer para evitar a contaminação cruzada com outros alimentos é remover itens desnecessários da bancada, deixando apenas a tábua de corte e a faca que você estiver usando. Além disso, uma dica que damos é separar os temperos juntos em um potinho reservado, para usar só o necessário e depois lavar o pote corretamente.
Como lavar a pia corretamente depois de mexer com frango
Assim que você tiver acabado de limpar, cortar e temperar o frango, é hora de higienizar bem toda a área em que eles tiveram contato, assim como os utensílios. Isso significa lavar a pia, a bancada, a faca de corte, o potinho de tempero etc.
Diferente da limpeza do dia a dia, comece usando água sanitária, vinagre ou limão para passar por toda a área, esfregando muito bem com a esponja. Depois enxague tudo e lave bem a esponja com o mesmo ingrediente, para garantir que ela também estará limpa. Finalize lavando tudo novamente com detergente neutro, inclusive a esponja.
Viu como é fácil? É apenas um passo a mais, não é nenhum bicho de sete cabeças, não!