• Entrar
  • Cadastrar
Tem bactéria nesse café! Aprenda de uma vez por todas a forma certa de higienizar sua cafeteira

Sua cafeteira de cápsulas pode, sem você saber, estar repleta de bactérias e fungos: aprenda a forma correta de higienizá-la para ter um café delicioso e sem riscos à saúde.

A limpeza correta da cafeteira de cápsula vai evitar que bactérias e fungos venham junto com o café (Foto: Shutterstock)

As cafeteiras de cápsulas se tornaram uma febre nos últimos anos: em diferentes modelos, elas podem preparar diferentes qualidades de café e até mesmo outras bebidas, como chás gelados. O que poucos donos desse equipamento sabem, no entanto, é que a limpeza regular de cafeteiras de cápsula é essencial.

Ao manter sua cafeteira limpa, você garante a qualidade do café, além de prolongar a vida útil do aparelho. Com o passar do tempo, resíduos de café, óleos e minerais podem se acumular nas peças internas da cafeteira: isso não apenas afeta o sabor do café, mas também pode obstruir os componentes, reduzindo a eficiência da máquina.

Vinagre de álcool é essencial para limpeza da cafeteira; aprenda!

E tem mais: o ambiente úmido e quente dentro da cafeteira é propício para o crescimento de bactérias e mofo. Se não for limpa regularmente, a cafeteira pode se tornar um terreno fértil para micro-organismos prejudiciais à saúde.

Popularmente conhecido como Dr. Bactéria, o biomédico de microbiotécnica Roberto Martins Figueiredo, explicou a forma correta de higienizá-la. Feita em poucos minutos, essa limpeza só precisa de vinagre de álcool e água. Veja a seguir o passo a passo correto e, a seguir, o vídeo com detalhes!

1 - Retire a água do reservatório de sua cafeteira;

2 - Confira se ainda tem alguma cápsula na máquina e a retire;

3 - Adicione vinagre ao reservatório onde fica a água;

4 - Ligue a máquina e “passe” o vinagre quantas vezes for necessário até que ele saia completamente transparente;

5 - Tire todo o vinagre e adicione água

6 - Ligue a cafeteira só com água quantas vezes for necessário até a água sair sem odor




Ao manter a cafeteira limpa, você não apenas se protege contra o surgimento de contaminação bacteriana, mas também prolonga a vida útil de suas cafeteiras, economizando dinheiro a longo prazo.

Veja mais:

- Café com suco de laranja: essa bebida viralizou e dá um toque refrescante perfeito para o verão à bebida;

- Saiba como a mistura de café com pasta de dente faz mágica acontecer!

Temas relacionados