
Com essas pequenas mudanças você garante a segurança dos alimentos na sua geladeira (Créditos: Shutterstock)
A geladeira é um dos eletrodomésticos essenciais da cozinha, armazenando os alimentos por mais tempo e de maneira segura. No entanto, alguns erros comuns no dia a dia e a falta de cuidados podem fazer com que a sua geladeira seja um ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos prejudiciais à saúde.
É o que alertam os especialistas, apontando a temperatura da geladeira como um dos principais fatores para esse problema. A boa notícia é que existem formas simples de manter seus alimentos frescos e seguros. Confira!
O que pode causar uma proliferação de bactérias na geladeira?
Diversos fatores podem favorecer a proliferação de bactérias e fungos dentro da geladeira, como a falta de limpeza frequente e o armazenamento inadequado dos alimentos. No entanto, especialistas alertam para um aspecto que muitas vezes passa despercebido: a variação da temperatura do eletrodoméstico ao longo do dia.
Quando a temperatura não está dentro do ideal, a geladeira pode acabar se tornando um ambiente propício para o desenvolvimento de microorganismos. Como nem sempre é possível acompanhar ou saber exatamente qual é a temperatura interna do aparelho, é fundamental adotar alguns cuidados para minimizar esse risco.
Uma pesquisa realizada pela Unicamp mostrou que, embora a geladeira mantenha temperaturas baixas, ela não elimina bactérias e fungos, apenas desacelera sua multiplicação. Ao examinar 40 componentes de geladeiras, foram encontrados mais de 2 milhões de bactérias, além de mais de 44 mil fungos e leveduras, o que reforça ainda mais a importância da higienização adequada desses eletrodomésticos.
Como evitar bactérias na geladeira?
É claro que a melhora maneira de evitar a proliferação de bactérias na geladeira é fazendo uma higienização adequada, mas simples hábitos do dia a dia também ajudar muito. Uma delas é diminuir a frequência de abertura da porta, assim como evitar deixar a porta aberta por muito tempo, pois isso faz com que o ar quente entre, o que afeta a temperatura interna do aparelho.
Para isso a organização faz toda a diferença, assim você não gasta muito tempo para encontrar um único item na geladeira. Potes transparentes e organizadores giratórios para colocar condimentos como molho de tomate e ketchup podem ser muito úteis.
Além disso, organizar os alimentos por ordem na prateleira é uma maneira fácil de encontrar os itens com mais rapidez. Geralmente, a primeira prateleira fica para ovos, leite, manteiga e especialmente sobras de comida, pois assim elas ficam no seu campo de visão, evitando que elas sejam esquecidas e estraguem. Já as prateleiras intermediárias são ideais para alimentos que não precisam de refrigeração máxima, como doces, alimentos enlatados, iogurte e carnes que estão descongelando.
Outro ponto destacado por especialistas é a importância de manter a vedação das portas sempre limpa, verificando a presença de mofo ou sujeira e garantindo que as borrachas estejam em bom estado e vedando corretamente.
Também é essencial evitar a superlotação da geladeira: manter cerca de 75% da capacidade permite que o ar frio circule de forma eficiente. Esses cuidados simples ajudam a conservar melhor os alimentos, garantem o bom funcionamento do eletrodoméstico e oferecem mais segurança para a sua saúde.
Com que frequência devo limpar a geladeira?
A limpeza completa pode ser feita a cada 15 dias, mas fazer uma manutenção semanal também faz toda a diferença, pois evita o acumulo de sujeira e a proliferação de microorganismos. Você pode passar um pano úmido com um pouco de detergente nas prateleiras e gavetas.
Quando fizer uma limpeza completa, lembre-se de alcançar cada cantinho, inclusive as paredes e começando de cima para baixo. Também é muito importante secar algumas partes da geladeira depois de limpar, como as partes removíveis e gavetas.
Veja mais:
Se a sua mãe não te ensinou, eu te ensino: é assim que as cenouras duram semanas na geladeira sem estragar