• Entrar
  • Cadastrar
Pode guardar a cebola cortada na geladeira? Saiba como evitar que ela estrague rapidamente

É verdade não devemos colocar a cebola cortada na geladeira? Essa prática faz mal para a saúde? Vem descobrir! 

Guardar cebola cortada na geladeira exige atenção especial (Crédito: Shutterstock)

A questão sobre armazenar a cebola cortada na geladeira é bastante polêmica e divide muitas opiniões, mas a resposta vai te chocar! Pode conservar em locais frios ou não? É verdade que a cebola absorve os fungos e as bactérias? Quais as dicas para o vegetal durar mais tempo? Chega de ficar em dúvida, venha descobrir agora no TudoGostoso!

Pode colocar a cebola cortada na geladeira?

Criou-se um mito em relação ao armazenamento da cebola já cortada na geladeira! Alguns chegam a afirmar que ela pode ser um ímã de bactérias e causar contaminação! Mas a verdade é que não existem estudos científicos que comprovem isso, tornando essa prática correta. Você pode deixar esse vegetal cortado em locais refrigerados, mas para isso é necessário que alguns cuidados sejam levados em conta. Mesmo não havendo problemas maiores nessa ação, o processo natural de decomposição da cebola irá acontecer, com odores desagradáveis, mudanças nas propriedades químicas, escurecimento, perda de água e da textura original.

Como conservar a cebola usada?

As dicas são extremamente fáceis e práticas para conservar a cebola picada ou a metade de uma inteira na geladeira, seu gosto não só será conservado como ainda ficará mais intenso! Coloque dentro de um pote de vidro fechado, assim ela não ficará exposta ao ar, acelerando ainda mais o seu apodrecimento. É importante picar o vegetal em cubinhos e misturar com uma colher de sopa de azeite e uma colher de chá de sal. Isso garante que ela dure cerca de uma semana. Caso você prefira armazená-la no congelador, precisa apenas cortar em rodelas e secar bem com um papel-toalha, consumindo no período máximo de um mês.

Como armazenar a cebola inteira

Comprou a cebola e não sabe se o local certo para guardá-la é na gaveta de legumes na geladeira ou longe do eletrodoméstico? Solucionamos essa dúvida! O certo é deixá-la em um local seco, arejado e sem o contato direto com o sol. O recomendado é mantê-la longe da geladeira, assim ela dura mais tempo sem ficar murcha e com um ótimo sabor. As camadas da casca de cebola auxiliam no processo de conservação e protegem contra bactérias.

Dica importante

Caso você não seja muito atento com o tempo de armazenamento e conservação do alimento, uma boa opção é recorrer aos temperos prontos de cebola, encontrados em pó. Eles são práticos e basta misturar na receita desejada. Ressaltamos que apesar de ser uma alternativa mais fácil de ser seguida, é uma opção menos saudável por possuir sódio, conservantes e aditivos químicos. Fica de olho!

Veja mais

Você esquenta o azeite antes ou junto com a cebola na hora de refogar? Descubra como fazer no TudoGostoso
Como fazer anel de cebola de fast-food: 2 receitas maravilhosas para você testar em casa
Dicas para descascar alimentos com facilidade: ovos, tomate, alho e cebola

Temas relacionados