
Entenda quando você deve guardar o tomate na geladeira e quando deve guardar na fruteira (Créditos: Canva)
Alguns vegetais sempre geram dúvidas sobre a forma como devem ser armazenados, e o tomate não fica fora disso. Muitas pessoas não sabem se o jeito certo é guardar na geladeira, na fruteira, dentro do armário ou até congelado, mas hoje a gente vai finalmente ensinar como guardar tomate corretamente para durar mais tempo, e eu tenho certeza que a resposta vai te surpreender!
Como guardar tomate corretamente?
A verdade é que você pode guardar o tomate tanto na geladeira quanto na fruteira, mas tudo depende do estado do fruto.
Quando guardar tomate na fruteira
Um tomate ainda não muito maduro deve ser armazenado em um recipiente fora da geladeira, ele vai durar bastante. No entanto, lembre-se: o tomate não deve ficar dentro de um saco de jeito nenhum, ele precisa de ar para durar. Outra dica que vai fazer com que o tomate dure mais, é deixá-los com a parte do caule virada para baixo, isso ajuda a retardar o apodrecimento.
Quando guardar tomate na geladeira
Na geladeira, os tomates ficam muito moles e a casca enruga rapidamente, além de alterar a textura e o sabor adocicado natural do alimento. Contudo, você pode guardar tomates na geladeira caso eles já estejam mais maduros e você não pretenda comer rapidamente. A dica é retirá-los e deixá-los atingir a temperatura ambiente antes de usar, para recuperar um pouco do sabor que foi perdido no frio do aparelho.
Pode guardar tomate no congelador?
Agora se a dúvida é congelar tomates, só faça isso depois que tiver usado para fazer molho. Só então pode ser armazenado dessa forma. Tomates frescos no congelador nem pensar!
Veja mais:
Os vegetais que você não deve plantar ao lado de tomates para uma boa colheita: aprendi as proibidas na horta com um jardineiro