• Entrar
  • Cadastrar
Pão de queijo tradicional
star iconstar iconstar iconstar iconstar icon
5 / 5 (2 avaliações)
Ver os comentários
Pão de queijo tradicional@ Deise
Pão de queijo tradicional@ Deise
arrow icon
Pão de queijo tradicional
Pão de queijo tradicional
arrow icon
Compartilhar
Imprimir
Avatar de Deise
Por Deise

Ingredientes (120 porções)

  • polvilho azedo500 g de polvilho azedo
  • polvilho doce300 g de polvilho doce
  • 25 g de sal (cuidado aqui pois o parmesão pode estar salgado)
  • 200 g de gordura vegetal ou 200g de manteiga (temperatura ambiente)
  • água500 ml de água
  • ovo4 ovos pequenos ou 3 grandes
  • 300 g de queijo parmesão ralado (pode ser a peça ralada ou de pacote, mas de boa qualidade)

Modo de preparo

Modo de preparo :
  1. 1

    Usar batedeira só se for planetária (comum não aguenta pois a massa é muito pesada).

  2. 2

    Máquina de fazer pão (usar modo bater massa) na segunda etapa da massa.

  3. 3

    Não é difícil, mas requer força manual.

  4. 4

    1ª etapa da massa:

    Ferva a água com o sal.

  5. 5

    Escalde o polvilho e amasse como se estivesse amassando massa de pão (pode usar batedeira planetária nesta etapa - batedeira comum e máquina de fazer pão não aguentam).

  6. 6

    Se for amassar manualmente, primeiro use colher/garfo (a massa estará bem quente). Continue batendo até amornar! A massa deve ficar bem uniforme, macia e sedosa. A melhor comparação é com massa de biscuit.

  7. 7

    2ª etapa da massa:

    Nesta etapa, se estiver preparando a massa com a planetária, na velocidade mínima, acrescentando os ingredientes conforme receita abaixo.

  8. 8

    Se for manualmente, siga a receita abaixo.

  9. 9

    Quando a massa ficar morna, ou seja, conseguir colocar a mão sem se queimar, acrescente os ovos. Parece que eles não serão absorvidos, mas serão.

  10. 10

    Com calma e paciência (sempre), coloque um ovo por vez, misturando sempre. Em seguida, o queijo. Parece muito queijo, mas a massa aguenta e absorve tudo. Bata bem até a massa ficar macia e bem uniforme.

  11. 11

    Nesta etapa, se for usar a MÁQUINA DE FAZER PÃO, tem um pequeno detalhe no modo de juntar os ingredientes:

  12. 12

    Pique a massa (de polvilho) em pedaços pequenos, ligue a máquina e vá colocando os pedacinhos da massa e vá acrescentando os ovos e queijo aos poucos. Bata bem até a massa ficar macia e bem uniforme (uns 20 minutos).

  13. 13

    Quando a massa estiver bem misturada dê uma experimentada no sal e acerte se for preciso e bata mais um pouco pra o sal agregar bem à massa. Logo após, a massa já estará pronta para fazer as bolinhas e assar. Mas, recomendo, deixar a massa de 1 a 2 horas na geladeira antes de fazer as bolinhas. A massa fica mais durinha e fácil de trabalhar.

  14. 14

    A massa fica pegajosa, então, para fazer as bolinhas é preciso passar óleo nas mãos. Unte a assadeira, distribua as bolinhas, leve ao forno médio (pré-aquecido em 180°C) por 25-30 minutos.

Veja também…

arrow icon
Pão de queijo
Pão de queijo
Pão de queijo mineiro
Pão de queijo mineiro
Pão de queijo fácil e delicioso
Pão de queijo fácil e delicioso
Bolo de pão de queijo
Bolo de pão de queijo
Pão de queijo 3 ingredientes
Pão de queijo 3 ingredientes
Pão de queijo caseiro
Pão de queijo caseiro
Pão de queijo rápido no liquidificador
Pão de queijo rápido no liquidificador
Bolo pão de queijo
Bolo pão de queijo
arrow icon

Informações adicionais

Dicas: Na receita acima, o pãozinho fica meio puxa-puxa por dentro. Se você gosta de massa mais sequinha e oca, altere as proporções de polvilho (coloque mais polvilho azedo e menos doce, por exemplo, 600 e 200). Particularmente, dos 300 gramas que uso de parmesão, uso 200 de pacotinho de boa qualidade e 100 gramas (pedaço) ralo no ralo grosso, assim quando assa fica aqueles pedacinhos de queijos dourados por fora do pãozinho. Dá um gostinho e uma aparência especial. Para congelar, faça as bolinhas, coloque numa forma e leve ao freezer (até congelar). Depois é só embalar em porções e assar quando quiser. Cuidado com o parmesão, use uma marca que você conheça, tem muito produto no mercado muito salgado e amargo que deixa um gosto rançoso e amargo no pão de queijo.

Categorias relacionadas
Denunciar conteúdo Para garantir segurança no processo, a denúncia só pode ser feita usando uma conta Gmail.
Comentários

Obrigado pela participação! O seu comentário
foi enviado e passará por aprovação antes de
estar visível para todos.