• Entrar
  • Cadastrar
Truque de dona de casa para afiar a faca utilizando o papel-alumínio

Nada de passar sufoco com facas que não cortam direito! Veja como resolver!

Utilize esse truque e deixe as suas facas amoladas! (Créditos: Shutterstock)

Com o passar do tempo e conforme o uso constante, até mesmo a faca com o melhor aço do mundo acabe ficando com a lâmina de corte desgastada. Para solucionar esse problema, muitos recorrem a levar até um afiador ou tentam resolver utilizando uma pedra de amolar. Mas temos uma alternativa ainda mais simples e fácil: basta utilizar o papel-alumínio. Essa dica de dona de casa vai te surpreender e facilitar ainda mais a sua vida na cozinha. Veja como fazer!

Como amolar a faca usando papel-alumínio?

Para amolar esse utensílio, pegue um pedaço médio de papel-alumínio, cerca de 30 cm, e dobre diversas vezes. O ideal é que ele se transforme em um quadrado com a espessura grossa. Depois, com a faca deitada, passe diversas vezes no papel-alumínio dobrado. Faça uma pressão na área de corte da faca contra o papel para que essa parte fique mais amolada. Repita o processo até o utensílio ficar com a lâmina fina novamente. Esse processo é simples e fácil, podendo ser concluído em poucos minutos.

Como o papel-alumínio afia as facas

O que acontece é que o papel-alumínio pode ser usado como uma superfície para polir a lâmina. Ele ajuda a remover pequenas rebarbas ou irregularidades na borda da faca. Essa prática consiste em passar a lâmina da faca pela superfície do papel várias vezes em movimentos suaves. No entanto, é importante destacar que em alguns casos de facas sem corte, esse truque pode não ser muito eficiente e exija o uso de ferramentas para realmente amolar a lâmina.

Qual a diferença entre amolar e afiar?

Amolar e afiar são termos frequentemente usados de forma parecidas, mas eles têm significados diferentes. Amolar se refere ao ato de usar uma pedra de amolar ou um amolador para remover a borda cega ou desgastada de uma lâmina. Já afiar é um termo usado para o processo de realmente criar uma borda afiada em uma lâmina ou ferramenta. Enquanto amolar pode ser parte do processo de afiação, afiar implica um trabalho mais preciso para criar ou restaurar uma borda afiada.


Veja mais

O papel toalha é prático, mas também é uma despesa desnecessária: quando vale usá-lo e o que o substitui na cozinha
Como reviver uma orquídea: aqui estão os segredos para fazê-la florescer novamente
Bote ISSO na sua manteiga e terá a pasta doce perfeita para acompanhar bolos e torradas na hora do café

Temas relacionados