• Entrar
  • Cadastrar
Facas de serra também podem ser afiadas: descubra como amolar esse utensílio!

Não jogue descarte as facas com serra! Saiba como amolar o utensílio da forma certa!

As facas de serra também são conhecidas como facas de pão. (Créditos: Shutterstock)

É comum que o tempo as facas de serra fiquem desgastadas já que são muito usadas para usos cotidianos, como para cortar o pão, por exemplo, e percam o fio. Isso faz com que elas sejam descartadas pelas pessoas que não sabem que esse tipo de utensílio pode ser amolado. Foi pensando nisso que separamos algumas dicas caseiras para você afiar as facas serrilhadas da melhor maneira, sendo superfácil de fazer em casa. Confira agora no TudoGostoso!

Por que as facas serrilhadas perdem o fio?

As facas com serra demoram mais para perder o fio do que as de facas com a lâmina mais fina, como as usadas para os cortes de carnes. Porém, as desse tipo são mais usadas no cotidiano. Ambos os utensílios perdem o fio ao entrarem com superfícies muito duras. Isso acontece em ações do dia a dia, como ao entrarem com alimentos ácidos ou serem guardados de maneira errada, entrando em contato com outros utensílios afiados e resistentes.

Como afiar a faca de serra?

Você deve utilizar o amolador de aço, também conhecido pelo nome de chaira. Ele precisa ter um tamanho que encaixe entre os dentes da faca. Passe o amolador diversas vezes no espaço de cada dente de serra. Normalmente, é preciso usar um ângulo entre 13° e 17° com relação à ponta da lâmina. Empurre-o na direção oposta à da lâmina e gire conforme for pressionando a faca.

Como lavar as facas corretamente?

Tudo que você precisa para lavar as facas é a poderosa combinação entre o sabão líquido e a água. Se alguns resíduos estiverem mais impregnados, opte por deixar de molho com o detergente durante alguns minutos. É importante lavar e secar bem porque o acúmulo de sabão pode provocar possíveis manchas no material. Utilize sempre um pano limpo, fazendo a secagem no sentido oposto à parte afiada. Isso evita possíveis cortes.

Dicas para a faca permanecer afiada

A dica primordial é realizar a limpeza das facas à mão e separada dos outros utensílios. A máquina de lavar louças não deve ser utilizada pois com o passar do tempo ela pode comprometer e desgastar a lâmina do utensílio, além de proteger o fio de corte contra colisões com outros objetos. Não deixe a faca ficar suja durante muito tempo pois os resíduos grudados podem provocar a oxidação.

Veja mais

Como afiar lâmina do liquidificador: truque com casca de ovo vai te surpreender
Fato ou fake da cozinha: lavar a faca em água quente estraga o utensílio?
NUNCA MAIS deixe a panela transbordar: confira o truque mágico que impede desperdício de comida

Temas relacionados