As facas são utensílios indispensáveis na culinária. Elas participam do preparo de praticamente todas as receitas e ainda nos auxiliam em diversas atividades na cozinha. Existe uma variedade de modelos, cada um com uma função específica. Por isso, é importante saber a utilidade de cada uma delas. Veja a seguir quais são os principais tipos e tamanhos de facas e suas indicações.
Conheça os tipos de faca e utilidade de cada uma
Faca do chef
A faca do chef é a mais tradicional de todas. Útil tanto para a cozinha profissional quanto doméstica, ela é perfeita para fatiar, cortar, picar e filetar. Possui de 15 a 30 centímetros e sua ponta é levemente curvada. A faca do chef é o item que todo mundo precisa ter em casa, pois foi criada para atender diversas atividades.
Santoku
A Santoku é uma faca que desempenha três funções: cortar, picar e fatiar. Seu material é mais duro e, por isso, ela não precisa ser afiada com tanta frequência. Ela também é uma das queridinhas dos chefs de cozinha, principalmente os que trabalham com culinária oriental por conta da facilidade em cortar legumes e peixes. Aliás, a santoku é de origem japonesa e seu nome significa “três virtudes”.
Faca para legumes e frutas
É uma faca utilizada para descascar legumes e frutas. Ela também servem para descascar, tornear, retirar sementes e limpar peixes e outros frutos do mar. Por ter uma lâmina mais fina e angulação menos acentuada, essa faca permite cortes mais precisos.
Cutelo
É uma faca de uso exclusivo para corte de alimentos resistentes e para separar ossos de carnes. Ela costuma ser utilizada em açougues e requer bastante cuidado durante o uso. Uma peculiaridade sobre o cutelo é que ele possui três modelos para diferentes funções:
- Cutelo leve
É menor do que os outros e sua utilidade é cortar alimentos como folhagens, vegetais e queijo.
- Cutelo de peso médio
É usado para moer temperos e algumas peças de carnes.
- Cutelo pesado
É o modelo maior e mais pesado. Sua função é cortar peças grandes e pesadas.
Serrilhada
Popularmente conhecida como “faca de pão”, a serrilhada é indispensável na cozinha de um confeiteiro e padeiro. Suas serras proporcionam um corte uniforme dos pães sem amassá-los. Também pode ser usada para cortar frutas com casca grossa, como abacaxi e jaca.
Mezzaluna
É uma faca com um formato de lua crescente. Sua lâmina é fixada por dois cabos em cada extremidade, dando ao utensílio a aparência de meia lua. Também é possível encontrar um modelo com duas lâminas, indicada para cortes mais eficientes.
Faca para desossar e filetar
É uma faca com formato fino e bem pontudo, perfeita para separar a carne dos ossos com muito mais facilidade. Por conta da sua curvatura, ela oferece mais controle para a direção e precisão dos cortes. Também é muito útil no preparo de peixes.
Faca para tornear
Essa faca é indicada para esculpir, tornear e descascar frutas e vegetais. Ela costuma ser utilizada por chefs de cozinha para fazer o corte tourné, que consiste em cortar os vegetais no formato de barril, com sete lados iguais e horizontais. A faca desse tipo é pequena e tem a ponta curvada, semelhante a um bico de papagaio.
Veja também:
Usos diferentes para o garfo: aprenda novos truques com esse talher
Sua panela vai parar de grudar alimentos com esses 5 truques