• Entrar
  • Cadastrar
Você está usando as facas corretas na cozinha? Descubra a utilidade de cada uma

Saber quais facas são indicadas para cada corte facilita muito a vida na cozinha. Descubra para que serve cada tipo. 

Descubra qual a utilidade de cada faca. (créditos: Shutterstock) 

As facas são utensílios indispensáveis na culinária. Elas participam do preparo de praticamente todas as receitas e ainda nos auxiliam em diversas atividades na cozinha. Existe uma variedade de modelos, cada um com uma função específica. Por isso, é importante saber a utilidade de cada uma delas. Veja a seguir quais são os principais tipos e tamanhos de facas e suas indicações.

Conheça os tipos de faca e utilidade de cada uma

Faca do chef

Faca do chef (Créditos: shutterstock) 

A faca do chef é a mais tradicional de todas. Útil tanto para a cozinha profissional quanto doméstica, ela é perfeita para fatiar, cortar, picar e filetar. Possui de 15 a 30 centímetros e sua ponta é levemente curvada. A faca do chef é o item que todo mundo precisa ter em casa, pois foi criada para atender diversas atividades.

Santoku

A Santoku é uma faca que desempenha três funções: cortar, picar e fatiar. Seu material é mais duro e, por isso, ela não precisa ser afiada com tanta frequência. Ela também é uma das queridinhas dos chefs de cozinha, principalmente os que trabalham com culinária oriental por conta da facilidade em cortar legumes e peixes. Aliás, a santoku é de origem japonesa e seu nome significa “três virtudes”.

Faca para legumes e frutas

Faca para cortar legumes. (créditos: Shutterstock) 

É uma faca utilizada para descascar legumes e frutas. Ela também servem para descascar, tornear, retirar sementes e limpar peixes e outros frutos do mar. Por ter uma lâmina mais fina e angulação menos acentuada, essa faca permite cortes mais precisos.

Cutelo

Cutelo. (créditos: Shutterstock) 

É uma faca de uso exclusivo para corte de alimentos resistentes e para separar ossos de carnes. Ela costuma ser utilizada em açougues e requer bastante cuidado durante o uso. Uma peculiaridade sobre o cutelo é que ele possui três modelos para diferentes funções:

  • Cutelo leve

É menor do que os outros e sua utilidade é cortar alimentos como folhagens, vegetais e queijo.

  • Cutelo de peso médio

É usado para moer temperos e algumas peças de carnes.

  • Cutelo pesado

É o modelo maior e mais pesado. Sua função é cortar peças grandes e pesadas.

Serrilhada

Faca serrilhada. (créditos: Shutterstock) 

Popularmente conhecida como “faca de pão”, a serrilhada é indispensável na cozinha de um confeiteiro e padeiro. Suas serras proporcionam um corte uniforme dos pães sem amassá-los. Também pode ser usada para cortar frutas com casca grossa, como abacaxi e jaca.

Mezzaluna

Mezzaluna. (créditos: Shutterstock) 

É uma faca com um formato de lua crescente. Sua lâmina é fixada por dois cabos em cada extremidade, dando ao utensílio a aparência de meia lua. Também é possível encontrar um modelo com duas lâminas, indicada para cortes mais eficientes.

Faca para desossar e filetar

Faca para desossar e filetar. (créditos: Shutterstock) 

É uma faca com formato fino e bem pontudo, perfeita para separar a carne dos ossos com muito mais facilidade. Por conta da sua curvatura, ela oferece mais controle para a direção e precisão dos cortes. Também é muito útil no preparo de peixes.

Faca para tornear

Faca para tornear. (créditos: Shutterstock) 

Essa faca é indicada para esculpir, tornear e descascar frutas e vegetais. Ela costuma ser utilizada por chefs de cozinha para fazer o corte tourné, que consiste em cortar os vegetais no formato de barril, com sete lados iguais e horizontais. A faca desse tipo é pequena e tem a ponta curvada, semelhante a um bico de papagaio.

Veja também:

Usos diferentes para o garfo: aprenda novos truques com esse talher
Sua panela vai parar de grudar alimentos com esses 5 truques

Temas relacionados