• Entrar
  • Cadastrar
Fato ou fake da cozinha: lavar a faca em água quente estraga o utensílio?

As facas fazem parte do grupo de utensílios que mais exigem cuidados especiais. Confira!

Evite o desgaste da faca com essas dicas (Crédito: Shutterstock)

Algumas dicas de cozinha causam grande polêmica ao dividir opiniões. Esse é o grande caso em torno de lavar a faca em água quente. Uns dizem que essa ação faz com que ela estrague mais rapidamente, além de perder a linha de corte. Enquanto outras pessoas dizem que a temperatura da água pouco interfere na vida útil do utensílio. Quais dos dois lados está certo? Descubra agora no TudoGostoso!

É verdade que lavar a faca em faca quente estraga?

Não, não é! Isso não passa de um mito em torno do utensílio de cozinha. Como ela é feita a partir do aço inox ou carbono, a temperatura da água em nada impacta no seu corte. Na verdade, a água quente não interfere em nada no desgaste da faca, inclusive ainda ajuda a higienizá-la corretamente por eliminar possíveis bactérias e fungos. A maior vilã por fazer esse tipo de utensílio perder o corte são as superfícies muito duras, como pratos de porcelana e tábuas de corte de vidro.

Descascar cebola faz com que a faca perca o corte?

A cebola é vista também como uma das responsáveis por ser inimiga das facas afiadas. Mas bem, temos outra boa notícia: também é um mito! O vegetal está longe de deixar os diferentes tipos de faca sem corte. Por isso, pode ficar tranquilo e continuar cortando a cebola e outros alimentos sem maiores preocupações. Quanto mais afiada a faca, mais facilidade você terá para cortar e poderá cozinhar com mais rapidez e praticidade.

Como lavar as facas corretamente?

Tudo que você precisa para lavar as facas é a poderosa combinação entre o sabão líquido e a água. Se alguns resíduos estiverem mais impregnados, opte por deixar de molho com o detergente durante alguns minutos. É importante lavar e secar bem porque o acúmulo de sabão pode provocar possíveis manchas no material. Utilize sempre um pano macio e limpo, fazendo sempre a secagem no sentido oposto à parte afiada. Isso evita possíveis cortes.

Dicas para a faca permanecer afiada

A dica primordial é realizar a limpeza das facas à mão e separada dos outros utensílios. A máquina de lavar não deve ser utilizada pois com o passar do tempo ela pode comprometer e desgastar a lâmina do utensílio, além de proteger o fio de corte contra colisões com outros objetos. Não deixe a faca ficar suja durante muito tempo pois os resíduos grudados podem provocar a oxidação. Outro passo importante é guardar as facas em um local separado dos demais talheres, pois como ocorre um atrito entre eles, isso pode fazer com que as facas percam o corte.

Veja mais

Como tirar gosto e cheiro de peixe do óleo para reutilizar a gordura
Como limpar e desentupir torneira de cozinha: veja no TudoGostoso
NUNCA MAIS deixe a panela transbordar: confira o truque mágico que impede desperdício de comida

Temas relacionados