
Você nunca mais vai chorar cortando cebola depois dessas dicas. (créditos: Shutterstock)
A cebola é um ingrediente que sempre dá um toque especial às receitas (haters de cebola, por favor não tumultuar). O problema mesmo está na hora de picar o alimento, uma atividade que parece simples, mas que pode causar muito choro - literalmente. Por isso, há quem diga que cortar cebola é uma arte na cozinha e essa afirmação não é tão exagerada assim.
Se você já viu um chef de cozinha cortando o alimento certamente já ficou impressionado com a precisão e habilidade que eles têm com o manuseio da faca. E o mais surpreendente é que eles nunca choram. Como isso é possível? Nós temos a resposta.
Essa é a melhor técnica de chef para cortar cebola com precisão e sem chorar
O primeiro passo é usar uma faca bem afiada para cortar a cebola. Uma lâmina bem afiada não apenas corta o alimento com mais precisão como também reduz a liberação das substâncias que causam ardência nos olhos. Aliás, evite serrar a faca na cebola. O ideal é fazer um corte certeiro de uma vez só.
É por isso que você precisa de uma faca bem afiada, porque a sua lâmina faz os cortes precisos ao invés de esmagar ou macerar as camadas, o que reduz a liberação das substâncias que deixam os olhos ardendo.
Faca escolhida, agora vai a nossa primeira dica: coloque a cebola no freezer por 20 minutos antes de cortar. Esse resfriamento reduz a evaporação das substâncias que fazem os olhos arderem durante o corte. Se você não estiver com tempo, deixe a cebola de molho na água gelada por uns 5 minutos.
Depois de resfriar a cebola, é hora de cortar o alimento. Comece cortando a cebola no meio. Aqui vai mais uma dica importante: não retire o bulbo, aquele resquício da raiz da cebola que fica na parte superior do alimento. O bulbo ajuda a segurar toda a estrutura da cebola, permitindo que você faça cortes precisos.
Em seguida, apoie a parte plana da cebola na tábua com o bulbo voltada para trás. Depois, faça cortes horizontais paralelos à tábua e, na sequência, realize cortes verticais no sentido do comprimento. Esse é o passo a passo para cortar a cebola em cubinhos.
Para o corte em tiras ou julienne, segure firme a cebola e faça cortes verticais finos e regulares. Já para a meia-lua, corte no sentido contrário das fibras.
Veja também:
O truque simples de um chef que tira o ardido da cebola e ainda a deixa bem crocante
A cebola e o alho podem permanecer frescos por meses se armazenados corretamente e o melhor local é bem inusitado