• Entrar
  • Cadastrar
Pode comer farinha de mandioca todos os dias? Descubra benefícios do alimento e como incluir na dieta

A farinha de mandioca é rica em proteínas e tem baixo índice glicêmico, mas é rica em carboidratos. Descubra a frequência ideal para incluir o alimento na sua dieta. 

A farinha de mandioca pode ser consumida crua ou como ingrediente de receitas variadas. (créditos: Shutterstock)

A farinha de mandioca é um ingrediente utilizado para o preparo de diversas receitas do dia a dia, inclusive da tradicional farofa. Popularmente conhecida como farinha de mesa, ela também é uma ótima opção de consumo para celíacos e adeptos a dieta isenta de glúten, pois não contém a proteína dos cereais. Outra vantagem do alimento é a alta concentração de fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam a equilibrar os níveis de glicose no sangue.

Entretanto, mesmo com tantos benefícios, a farinha de mandioca também é rica em carboidratos, além de ser relativamente pobre em proteínas. Por conta disso, fica o questionamento: será que tem algum problema em incluí-la na alimentação todos os dias? O TudoGostoso foi procurar saber mais sobre o assunto. Confira!

Pode comer farinha de mandioca todos os dias?

A farinha de mandioca é uma fonte significativa de carboidratos. Por esse motivo, ela deve ser consumida com moderação. O aconselhável é comer no máximo 2 colheres de sopa dessa farinha por dia. Assim, você consegue aproveitar o sabor e os benefícios do alimento sem aumentar o valor calórico da sua dieta.

Só tome cuidado para não misturar o ingrediente com preparações com muita gordura. Por conta dos carboidratos, a combinação da farinha de mandioca com alimentos gordurosos pode, sim, contribuir para o processo de ganho de peso.

Para conseguir manter a farinha de mandioca na sua dieta, o ideal é consumir com outros carboidratos complexos, alimentos ricos em fibras e proteínas vegetais ou animais. Assim, é possível equilibrar a quantidade de nutrientes da refeição.

Consumo de farinha de mandioca oferece diversos benefícios para o organismo

A farinha de mandioca é uma das mais saudáveis que existe. Quando consumida dentro de uma dieta balanceada, o ingrediente pode oferecer uma série de benefícios. Sua grande quantidade de fibras é muito importante para a saúde digestiva, pois melhora o funcionamento do intestino e regula os níveis de glicose no sangue. A farinha também prolonga a saciedade ao longo do dia, o que ajuda a controlar o apetite.

A farinha de mandioca ainda é isenta de glúten, tornando-a uma boa opção para pessoas com sensibilidade ou intolerância à proteína. Ela também é fonte de magnésio e potássio, dois nutrientes que auxiliam no controle da pressão arterial.

Veja também:

Qual a melhor farinha para farofa: crua ou torrada? Aprenda essa e outras dicas para fazer o acompanhamento perfeito!
Bolo sem glúten: 12 receitas fáceis e deliciosas que passam longe da farinha de trigo
Bolo de mandioca de liquidificador: receita sem farinha de trigo é saborosa e fácil de fazer

Temas relacionados