• Entrar
  • Cadastrar
Os incríveis benefícios da abóbora cozida ao corpo e descubra se pode comer todos os dias

Ela é rica em nutrientes, como vitaminas e minerais, essenciais para a saúde

Os incríveis benefícios da abóbora cozida ao corpo e descubra se pode comer todos os dias

Veja formas de incorporar mais abóbora à sua rotina alimentar (Crédito: Shutterstock)

A abóbora é um alimento conhecido por sua versatilidade na cozinha e seu sabor delicado e levemente adocicado. Ela fica ótima em sopas, purês ou até em sobremesas, sendo que a abóbora cozida é uma escolha nutritiva que pode trazer vários benefícios à saúde.

Você sabia, por exemplo, que esse fruto é rico em nutrientes? Uma porção de abóbora cozida contém uma boa quantidade de vitaminas A e C, que são fundamentais para a saúde da visão, da pele e do sistema imunológico.

Além disso, a abóbora é uma excelente fonte de fibras, o que contribui para a saúde digestiva e ajuda a manter a saciedade por mais tempo. Ela também tem baixo teor calórico (ótima para quem está em processo de emagrecimento) é rica em antioxidantes, como betacaroteno, que auxilia na proteção das células, combatendo os radicais livres.

Outro benefício significativo da abóbora é o seu impacto positivo na saúde cardiovascular. O potássio presente na abóbora ajuda a regular a pressão arterial, enquanto as fibras alimentares ajudam a controlar os níveis de colesterol.

Para finalizar a parte dos benefícios, a abóbora possui compostos anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabetes.

Mas, afinal, pode comer abóbora cozida todos os dias?

Gostamos de lembrar que uma dieta balanceada não depende de apenas um alimento nutritivo, mas sim da composição de refeições variadas, com outros vegetais, legumes, cereais e carnes magras. É por meio disso que você consegue todos os nutrientes que o seu corpo precisa.

Dito isso, podemos dizer que sim, é permitido comer abóbora cozida diariamente, desde que ela seja incorporada a uma dieta equilibrada e variada. A chave está na moderação e na diversificação da alimentação, garantindo que outros alimentos essenciais também sejam incluídos.

Embora a abóbora seja saudável, o excesso de qualquer alimento pode ser prejudicial. Comer grandes quantidades de abóbora diariamente pode levar a um consumo excessivo de vitamina A, o que, em casos extremos, pode causar toxicidade.

Além disso, ela é rica em carboidratos que, em excesso, também podem ser prejudiciais para quem está tentando emagrecer.

Como incorporar a abóbora na dieta

A abóbora cozida pode ser usada como base para sopas, incorporada em saladas, ou servida como acompanhamento de pratos principais. Também pode ser transformada em purê para substituir batatas em algumas receitas.

Outra maneira criativa de consumir abóbora é usá-la em preparações doces, como bolos, pães e tortas, em que seu sabor adocicado natural pode reduzir a necessidade de açúcares adicionados. Um exemplo é o famoso doce de abóbora.

Nesses casos, a polpa da abóbora é a parte mais usada. Geralmente, ela deve ser cozida para amolecer e ficar mais maleável e agradável na hora de comer.

Sou cardiologista e esses são os únicos três alimentos que nunca como: eles são consumidos todos os dias por muitas pessoas
36 minutos de vida: esse é o tempo que você pode perder cada vez que comer um dos lanches mais queridos do mundo. Saiba qual!

Temas relacionados