Muito consumido em saladas ou em forma de charuto, o repolho é um alimento rico em benefícios para a saúde. Nutritivos, turbinados em vitaminas e pouco calóricos, os repolhos branco ou roxo podem e devem ser acrescentados nas refeições de quem preza por uma alimentação saudável e equilibrada. Mas no caso de pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável, o alimento deve ser consumido com cautela.
Repolho é ingrediente de muitos benefícios!
O repolho é uma hortaliça muito rica em cálcio, potássio e magnésio, e nas vitaminas C, K e B6. Dessa forma, podemos dizer que o alimento ajuda tem nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, fazendo com que haja o relaxamento dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação de sangue e consequentemente prevenindo a pressão alta.
Ele também conta com ações poderosas no combate a doenças. Por causa da vitamina C, o repolho fortalece o sistema imunológico e melhora o desempenho das células de defesa do organismo, mandando para longe vírus, fungos e bactérias, além de doenças como a gripe.
O que o repolho faz no intestino?
O repolho também é rico em fibras alimentares, que ajudam a melhorar a digestão e a aumentar a saciedade de quem o consome. No entanto, as pessoas que sofrem com a síndrome do intestino irritável devem evitá-lo para evitar sintomas como diarreia, alteração das fezes ou constipação intestinal se instaurem. É que o alimento é conhecido por dar gases, fato que já foi comprovado pela ciência.
Uma dica preciosa para quem gosta do alimento, mas quer evitar as flatulências é o casamento do repolho com o suco de limão ou o gengibre, que são capazes de melhorar a digestão e suavizar a fermentação do repolho no intestino.
Qual a melhor forma de comer repolho: cru ou cozido?
O melhor jeito de aproveitar a totalidade dos nutrientes e benefícios do repolho é consumindo a hortaliça crua, em recheios de sanduíches naturais ou em saladas, por exemplo. Ainda assim, dá pra comer repolho de vários jeitos. E o melhor, fica uma delícia.
Apesar disso, preparar o repolho cozido fará com que a fermentação do alimento seja reduzida. Mas se você sofre com gases e adora a crocância da hortaliça, há um truque para unir o útil ao agradável! Basta saltear o repolho temperado com alho e gengibre bem rapidinho em fogo alto.
Veja mais:
6 benefícios do repolho verde para a saúde
Coloque um repolho no forno e se surpreenda com esse acompanhamento delicioso
Como fazer repolho para marmita do jeito certo para ficar PERFEITO: aprenda esse truque do TudoGostoso
Suflê de repolho é a receita DELICIOSA e FÁCIL para o almoço! Veja como fazer no TudoGostoso