O papel-alumínio é um acessório muito utilizado na culinária na hora de preparar as mais diversas receitas, principalmente assadas, seja no forno à gás, no forninho elétrico ou até na air fryer. Apesar de ser tão popular e tão comum no nosso dia a dia, muitas pessoas ainda não sabem qual é o lado certo do papel-alumínio, e outras não sabem nem que tem diferença! Se você faz parte desse grupo que não faz a menor ideia de como usar o papel laminado, vem que o TudoGostoso vai te contar tudinho!
Guia definitivo do papel-alumínio: descubra qual o lado certo, quando usar e muito mais!
Descubra de uma vez por todas qual o lado certo do papel-alumínio e pare de passar sufoco!
A gente já começa respondendo o maior mistério de todos os tempos: qual o lado certo do papel-alumínio? A resposta é simples: depende. Ah, por essa você não esperava, né?
Para a maioria das pessoas que você perguntar, o lado certo do papel-alumínio é o brilhoso, que deve estar em contato com o alimento; porém, na prática, não é exatamente sempre que esse é o melhor método. Quando estamos assando um prato, o lado brilhoso deve estar voltado para o alimento mesmo, porque ele age como uma barreira reflexiva impedindo que o calor se dissipe, fazendo com que o prato aqueça mais rapidamente, consequentemente cozinhe mais rápido. Além disso, quando estamos falando de uma comida quente, o papel-alumínio ainda ajuda a manter a temperatura, impedindo que ela esfrie. Ou seja, ele age como uma barreira térmica, usando a mesma lógica das garrafas e copos térmicos.
Contudo, se você quer usar o papel-alumínio para cobrir um alimento que está gelado ou que deve se manter gelado, o lado brilhoso deve estar para fora e o lado fosco em contato com o alimento. Assim, a parte reflexiva recebe o calor externo e reflete, impedindo que a comida o absorva, mantendo fria por mais tempo.
O que substitui o papel-alumínio?
Estudos recentes têm mostrado que o uso de papel-alumínio em temperaturas elevadas pode ser nocivo à saúde, já que pequenas partes de alumínio podem ser incorporadas pelo alimento, o que prejudica a absorção de mineiras como cálcio. Por isso, muitas pessoas tem procurado alternativas ao papel-alumínio na cozinha, e é possível encontrar muitos outros materiais apropriados. O papel-manteiga ou o papel-pergaminho são ótimos para cozinhar alimentos ou para impedir que a comida grude nas assadeiras. Já a folha de bananeira, tão usada em alguns estados, também é uma excelente opção ainda mais sustentável.
O papel-manteiga pode substituir o papel-alumínio na hora de assar seus pratos!