Papel-alumínio é um dos papéis que não podem faltar na cozinha: é ele que ajuda a embrulhar e conservar os alimentos. Além disso, o papel-alumínio é um grande aliado na hora de assar pratos, como a carne-assada, por exemplo, impedindo que ela resseque ao longo do cozimento e contribuindo para deixá-la ainda mais suculenta! Mas, afinal de contas, qual é o lado correto do papel-alumínio? O lado fosco ou brilhante? Se você já se indagou isso, o TudoGostoso vai te ajudar a acabar com essa dúvida:
Batata assada recheada embrulhada em papel-alumínio
Qual o lado correto do papel-alumínio?
Se você tinha o costume de colocar o lado fosco em contato com a comida, saiba que esse é o lado errado! O certo é colocar o lado brilhante para dentro!
Isso porque esse lado brilhante, por ser mais liso e menos aderente, impede que os alimentos grudem em sua superfície, mantendo aquela textura irresistível dos alimentos assados.
Outro ponto é justamente pelo fato de esse lado ser mais brilhante, e portanto, capaz de refletir as ondas de calor com mais intensidade. Dessa forma o cozimento será mais rápido do que se o lado fosco estivesse voltado para o alimento.
Batatas recheadas e assadas embrulhadas em papel-alumínio
Mas fique atento: há exceções!
No caso dos assados, o papel-alumínio com o lado brilhoso voltado para o alimento ajuda a ter cozimentos mais rápidos e saborosos.
Porém, se a sua intenção é congelar um alimento ou mantê-lo em temperatura ambiente, colocar o lado fosco voltado para o alimento pode ser uma boa pedida. Com o lado brilhante virado para fora, o calor será refletido e conservará a temperatura do alimento — seja ele gelado ou em sua temperatura ambiente.
Peixe assado envolto de papel-alumínio