Todo mundo já sabe que o papel-alumínio é muito versátil e pode ser usado de muitas maneiras, inclusive na cozinha. Muitas pessoas também gostam de usá-lo para forrar o fogão, uma maneira de evitar que ele fique engordurado, facilitando na limpeza. Contudo, existem algumas controversas em relação a essa prática. E, afinal, usar papel-alumínio no fogão pode ser perigoso? O TudoGostoso vai te explicar abaixo!
Pode usar papel-alumínio no fogão? Veja se esse hábito pode ser prejudicial!
Usar papel-alumínio no fogão pode ser perigoso? O TudoGostoso explica
A função de forrar o fogão com papel-alumínio é diminuir o trabalho de limpá-lo, além de evitar manchas causadas pelo acúmulo de gordura. Porém, o tipo de papel laminado que usamos em rolo pode não ser a melhor alternativa.
Antes de continuar, vamos explicar o que é o papel-alumínio: é um tipo de material feito de folhas bem finas de alumínio, com a espessura que lembra de papel mesmo, por isso o nome. Ele pode ser bastante afiado por conta da laminação, e é comum que possa causar até pequenos cortes se você não souber manuseá-lo corretamente.
Além disso, por conta da composição do material, o papel-alumínio é um excelente condutor de calor, uma das principais razões para usarmos na hora de cozinhar aquela carne assada. Porém, quando usado para cobrir o fogão, essa vantagem pode se tornar uma desvantagem. Por conduzir bem as temperaturas altas, ele aumenta o risco de queimaduras nos cozinheiros.
Outra grande desvantagem do uso do papel-alumínio para cobrir o fogão é que muitos usuários já reclamaram que ele deixa manchas no inox do utensílio que não são possíveis de remover. E nada pior do que não ter um fogão brilhando, né?
Como substituir o papel-alumínio no fogão?
Calma que nem tudo está perdido! Como explicamos, o papel-alumínio de rolo não é muito indicado para cobrir o fogão, mas existem produtos específicos para esse uso, feito do mesmo material mas com o acabamento adequado. Para encontrá-los, basta procurar nos supermercados e mercearias por protetores de fogão.
A maioria dos protetores de fogão são reutilizáveis, sendo uma ótima alternativa para quem não tem tempo de limpar o fogão depois de cozinhar todos os dias. Esses protetores são superfáceis de limpar, não grudam gordura e podem ser descartados quando estiverem muito sujos. Além disso, muitos deles são 100% recicláveis, diminuindo a poluição ambiental.
Entretanto, eles possuem um custo mais elevado do que o papel-alumínio em rolo, o que pode ser uma desvantagem para muita gente. No final, o mais barato mesmo é sempre limpar o fogão depois de cozinhar, e você pode usar uma combinação simples de vinagre de álcool e água para isso.
Veja mais:
Você sabe para que serve o plástico-filme, papel-alumínio e papel-manteiga? Aprenda quando usar cada um!
Descubra de uma vez por todas qual o lado certo do papel-alumínio