O papel-alumínio é um item coringa na cozinha brasileira, podendo ser usado para conservar melhor a comida, forrar a assadeira ou para proteger o fogão de gorduras e de óleos que os alimentos liberam. Mas o que poucos sabem é que o papel-alumínio no fogão pode ser perigoso! Saiba agora como proteger seu eletrodoméstico e garantir a segurança da sua casa! Confira no TudoGostoso.
Utilidades do papel-alumínio
O papel-alumínio é extremamente versátil! Como dito anteriormente, além das funções de armazenar as comidas, ser usado em assadeiras e na conservação do fogão, ele pode ter usos inusitados como o de afiar objetos, retirar a ferrugem de eletrodomésticos, dar brilho a objetos de metal, e outros mais comuns como o de proteger contra sujeiras e bactérias, conservar frutas, sanduíches e outros tipos de comida. Muitas opções, não é mesmo?
Atenção com o papel-alumínio no fogão
Uma das maiores qualidades da forma química do papel-alumínio é a que ele conduz muito bem o calor. Por isso é usado no preparo de pratos que vão ao forno, já que ele garante que a temperatura seja centralizada e acelere o processo de preparo. Mas por ser um bom condutor de calor, quando ele entra em contato com o fogo pode gerar queimaduras ou até incêndios em casa caso não seja controlado com rapidez. Esse é o maior perigo em relação ao seu uso comum nos fogões caseiros. Por vezes o óleo quente ou as chamas de fogo podem sair do controle e acabar se alastrando ainda mais ao entrarem em contato com a folha de alumínio. Todo cuidado é necessário quando o assunto é segurança, então é recomendado que o seu uso na superfície do fogão seja evitado.
Papel-alumínio mancha o fogão
Apesar do papel-alumínio realmente impedir que o fogão fique engordurado, também é bastante comum que ele acabe deixando marcas de difícil remoção no eletrodoméstico. Isso se dá pela alta temperatura que faz o papel derreter e pode ocasionar manchas. Além disso, ele pode entupir a saída de gás, prejudicando o desempenho da chama e reduzindo a potência do fogão.
Alternativa para a limpeza do fogão
Pode não parecer o ideal, mas a opção mais fácil é limpar o fogão com um pano úmido toda vez após utilizá-lo, mesmo que seja sem a utilização do detergente. Apesar disso, utilize produtos de limpeza ao menos de duas em duas semanas e deixe o inox brilhando. Como essa é uma alternativa um tanto quanto trabalhosa, opte por comprar os protetores de fogão específicos, como as folhas de alumínio mais resistentes ao calor ou outros materiais emborrachados e antiaderentes.
Veja mais
Como soltar papel-alumínio grudado: aprenda truque simples para não desperdiçar o rolo
Como limpar trempe de fogão: 3 maneiras diferentes para deixar as grades brilhando novamente!
Chega de louça engordurada! Dicas e truques infalíveis para limpar os utensílios sem sofrer